dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural    
Técnicos rurais alinham detalhes sobre o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável
Foco da iniciativa está na sustentabilidade e melhora da qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e renda dos produtores rurais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tatiana Caus, Incaper
10/11/2016

Na manhã desta quarta-feira (09), 30 técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram de mais uma reunião de alinhamento dos últimos detalhes do Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável, que visa fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina do Estado, com foco em sustentabilidade e melhora da qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e renda dos produtores rurais.

O programa – realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e do Incaper – surgiu após diálogos com os produtores rurais, representantes de cooperativas, sindicatos rurais, indústrias de lacticínios, associações, frigoríficos e demais elos da cadeia produtiva da carne e do leite. A demanda surgiu nas reuniões e oficinas de trabalho do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 3), que visou alavancar a pecuária bovina capixaba, além de outras cadeias produtivas.

Os produtores rurais em geral, atendidos pelo Incaper, pelos diferentes modos de assistência técnica rural e extensão rural, serão classificados em três grupos de trabalho: manejo básico – estruturação da propriedade, nutrição e alimentação dos animais; manejo intermediário – índices zootécnicos e gestão e manejo avançado e comercialização de animais com aptidão produtiva.

O Presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, deu início ao diálogo e reforçou a importância da integração e colaboração dos técnicos para que o programa seja efetivamente positivo, com foco em nutrição de qualidade para os bovinos, em gestão, manejo e comercialização dos animais.

De acordo com o zootecnista e extensionista do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello, a proposta é totalmente viável para a extensão rural e gestão agropecuária atual, com foco em qualidade e quantidade. “Além disso, a pecuária é a terceira atividade mais importante para o Estado e o Incaper tem um corpo técnico qualificado, com grande capilaridade”, disse.

Expectativas
“A nossa espera é bastante positiva. Aqui no município nós temos um rebanho apurado, que resulta em aproximadamente 30 mil litros de leite por dia, sendo este o maior índice de produtividade do Estado. Tudo isso, graças a predominância da agricultura familiar e dos jovens no campo”, contou o extensionista do escritório local em Ibitirama, Renan da Silva Fonseca.

Segundo o extensionista e chefe do escritório do Incaper em Apiacá, Guilherme Bessa Miranda, atualmente o município traz em sua história 90% da agricultura familiar, com uma bacia leiteira que gera em torno de 20 mil litros por dia. “Estamos ansiosos em alavancar a atividade, uma vez que já presenciamos muitas melhoras no rebanho das propriedades, a partir do melhoramento genético e outras ações”, contou.

A engenheira agrônoma do escritório local de Dores do Rio Preto, Priscila Nascimento, explicou que no município a pecuária leiteira é uma atividade que tem força, com cerca de 400 litros de leite por dia. “O objetivo é intensificar os trabalhos buscando a quantidade e a qualidade, já que existe esse potencial”.

Lançamento do Programa
O Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável foi lançado nesta quarta-feira (09), na Universidade de Vila-Velha (UVV), junto ao I Congresso de Pecuária Bovina e o VIII Congresso Capixaba de Pecuária Bovina.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada