dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
Produtor deve monitorar presença do fedegoso nas lavouras
Presença de sementes pode comprometer comercialização de soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
10/11/2016

Os agricultores de Mato Grosso devem monitorar a presença do fedegoso (Senna occidentalis) nas lavouras de soja do ciclo 2016/17. Na última safra, produtores relataram dificuldade ao entregar cargas da oleaginosa em algumas tradings por conterem sementes da planta daninha misturadas aos grãos.

“É importante que o agricultor procure a orientação de um engenheiro agrônomo para saber o momento correto de iniciar o combate a esta planta daninha”, explica Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O fedegoso é um arbusto anual da família Leguminoseae e possui flores amarelo-ouro e vagens curvas, sendo comum em lavouras de soja. Pode estar presente no momento da dessecação com herbicidas pré-emergentes, o que ocorre antes da emergência da soja. Suas sementes permanecem nas lavouras, muitas das vezes sendo necessário o manejo de pós-emergência.

“O controle é químico e o produtor deve ficar atento à rotação de modos de ação dos herbicidas”, alerta Thiago Moreira, gerente de Defesa Agrícola, ressaltando a importância do manejo antirresistência.

A legislação de Classificação de Grãos determina a tolerância de uma partícula de semente por amostra de um quilo para cada cinco toneladas carregadas, mesmo que não haja restrições claras e específicas para sementes naturalmente tóxicas, como o fedegoso, no padrão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e nos contratos da Associação Nacional de Empresas Cerealistas (Anec).

“O produtor também precisa verificar se consta no contrato de venda de soja uma cláusula específica para tolerância quanto à presença de fedegoso ou de quantidade limite tolerada para a presença de sementes tóxicas. Nesse caso, é importante cuidar para que na colheita não haja a presença do invasor”, afirma o gerente da Aprosoja.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sojicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada