dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/08/2017            
 
 
    
Genética Vegetal      
Epagri lança ameixa resistente à escaldadura
Frutos da cultivar Zafira são de tamanho grande e coloração roxa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
25/11/2016

A Epagri lançou nesta quinta-feira, 24/11, durante as comemorações dos 80 anos de fundação da Estação Experimental de Videira, o cultivar de ameixa SCS 438 Zafira. A fruta é resistente à doença escaldadura das folhas, que pode dizimar pomares inteiros.

A nova planta é fruto do cruzamento de outras variedades de ameixas já cultivadas em Santa Catarina. “A Zafira produz frutos com alta qualidade, atendendo as exigências do mercado. A colheita ocorre durante as festas de final de ano, quando existe maior demanda”, explica o pesquisador Marco Antonio Dalbó, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

Os frutos da Zafira são de tamanho grande e coloração roxa. São muito semelhantes aos da Fortune, um cultivar recomendado pela Epagri e já utilizado em Santa Catarina. É difícil distinguir uma da outra, mas existem diferenças no processo de maturação, sendo que, no caso da Zafira, ela amadurece mais rápido após a colheita. “Dessa forma, o consumidor corre menos risco de comprar frutas verdes, porém com aparência de maduras, como ocorre com a Fortune. Por outro lado, o tempo para a comercialização é menor, porém semelhante ao que ocorre com outras cultivares”, explica Dalbó.

A floração ocorre entre 15 de agosto e 15 de novembro, dependendo do ano, e amadurece em meados de dezembro. A floração ocorre num período intermediário entre as cultivares Fortune e Letícia, que são os mais plantados atualmente e pode ser antecipada com aplicação de produtos para quebra de dormência. Nesse caso, aumenta-se o risco de danos por geadas tardias, mas adianta-se o período de colheita, o que normalmente é desejável para o produtor.

A Zafira necessita de polinização cruzada. Por isso recomenda-se o plantio conjunto com outras cultivares polinizadoras, preferencialmente com as mesmas características de resistência à escaldadura, para que o pomar tenha uma boa durabilidade. Agora a Epagri está selecionando produtores de mudas para que os produtores possam dar início aos seus pomares.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada