dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Fruticultura  
Agricultores realizam visita técnica a plantios de guaraná
Visita aos plantios acontece nesta quarta-feira, 7 de dezembro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Felipe Rosa, Embrapa Amazônia Ocidental
06/12/2016

Agricultores do Amazonas interessados em cultivar guaraná realizam, nesta quarta-feira, 07 de dezembro, uma visita aos plantios do fruto na empresa Jayoro, localizada no município de Presidente Figueiredo. A atividade é organizada pela Jayoro, e conta com apoio da Embrapa Amazônia Ocidental, Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
 
Durante a atividade, cerca de 60 agricultores vão aprender sobre diversos aspectos relacionados ao guaraná, como o sistema de produção, tendo como exemplo as atividades desenvolvidas na Fazenda Jayoro; coleta de amostras de solos e de tecidos vegetais, análises e interpretações; correção do solo pela calagem; condicionamento da rizosfera pelo gesso agrícola; recomendação das adubações de solo e foliares; assim como podas de limpeza e de frutificação.
 
São temas da visita técnica, também, as cultivares desenvolvidas e lançadas pela Embrapa; características comparadas dessas cultivares; vantagens das cultivares clonais em relação às mudas de sementes; sombreamento e características dos clones cultivados na Fazenda Jayoro quanto a produtividade; e tolerância das cultivares às principais pragas e doenças.
 
A visita abrange, ainda, a apresentação da usina de beneficiamento de guaraná da Jayoro; a apresentação do viveiro de mudas, com explicação sobre época ideal para retirada das estacas, preparo de substrato, enchimento de saquinhos, preparo e plantio das estacas; além dos procedimentos e cuidados nas fases de colheita e pós-colheita do guaraná.
 
O evento tem início às 9h. O público-alvo do evento é formado por agricultores selecionados para participação em projeto de integração produtiva junto a Jayoro e técnicos e engenheiros que darão suporte à condução do projeto.
 
São instrutores da visita os pesquisadores da Embrapa, Firmino José do Nascimento Filho e Lucio Pereira Santos, e os representantes da Jayoro, Lúcio Resende e Fabricio Fregonezi.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada