dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Solo      
Manejo de solos arenosos é tema de pesquisa inédita em MT
Resultados colhidos até o momento serão apresentados em dia de campo, em Campo Novo do Parecis
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aprosoja
03/02/2017

Após um ano da parceria selada, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Fundação MT apresentam, no dia 17 de fevereiro e de forma inédita, os resultados preliminares de pesquisas realizadas sobre a soja em solos arenosos no estado.
 
A data também marcará, em formato de dia de campo, a inauguração do Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD), em Campo Novo do Parecis. O local será uma estação de pesquisa exclusiva para associados da Aprosoja, com experimentos em solos de textura leve e média, com o objetivo de trabalhar e mostrar o desafio do cultivo em solos arenosos.
 
Tema ainda pouco pesquisado e debatido no Brasil de maneira geral, conforme o pesquisador da Fundação MT, Leandro Zancanaro, o que as instituições estão fazendo inaugura um novo capítulo da pesquisa brasileira sobre solos e agricultura.
 
“Mato Grosso é o maior produtor de soja, milho, algodão e também pecuária, além de ser extenso. Exatamente por isso, sabemos de sua heterogeneidade no ambiente de produção, que é a união do solo e temperatura. Temos variadas temperaturas e, de forma ainda mais ampla, variados solos. E por isso a pesquisa é fundamental: precisamos ter estratégias de manejo direcionadas para esses diferentes ambientes de produção”, explica Zancanaro.
 
Para o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, a pesquisa é fundamental para refletir nas tomadas de decisão diárias do produtor. “Dominar o manejo da soja nestas condições de cultivo é fundamental para reduzir riscos, custo e garantir a produção e produtividade para os agricultores. Dominar o pacote tecnológico e as ferramentas de manejo integrado nestas áreas é um desafio posto pelos agricultores aos pesquisadores e engenheiros agrônomos”, destaca.
 
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), são 9,4 milhões de hectares voltados para a produção de soja atualmente em Mato Grosso e, de acordo com Leandro Zancanaro, destes, entre 1,5 milhão e 2 milhões de hectares correspondem a solos frágeis, o que seria cerca de 15% de toda a área de produção.
 
“E cada ano mais, o número pode piorar, exatamente porque o ambiente é muito frágil. Se não encontrarmos o manejo correto, corremos risco de, a longo prazo, não termos possiblidade de cultivar em determinados solos”, afirma o pesquisador.
 
O gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Thiago Moreira, também reforça que o objetivo da pesquisa é, primeiramente, entender o perfil dos solos mato-grossenses, o que significa que, nem sempre, os resultados serão favoráveis.
 
“O importante é responder: este solo serve para o cultivo de soja? Se sim, que manejo deve ser feito? Que medidas devem ser tomadas? O que pode ser cultivado ou não pode ser cultivado ali? A pesquisa responderá, de forma científica, questionamentos que já tínhamos e, mais do que isso, será uma ferramenta fundamental para melhorarmos cada vez mais nossos resultados em campo”.
 
Dia de Campo em Solos Arenosos – O lançamento do Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD), em Campo Novo do Parecis, é voltado para agricultores e será no dia 17 de fevereiro, às 7h30. O CAD se localiza na Rodovia MT-488, na Fazenda Vô Arnoldo – Agro Luz.
 
É necessário confirmação de presença pelo telefone (65) 3644-4215.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada