dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
 
MPF e prefeituras discutem ações para frear redução de mangabeiras
Catadoras têm enfrentado dificuldade de acesso às fruteiras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Saulo Coelho, Embrapa Tabuleiros Costeiros
04/04/2017

A Procuradoria da República em Sergipe realizou nesta segunda-feira (3) a primeira de uma série de reuniões com prefeituras dos 13 municípios onde há ocorrência de mangabeiras no litoral sergipano. O objetivo é discutir alternativas de ações públicas concretas para tentar frear a redução da fruteira no estado.

Os encontros são conduzidos pela procuradora da República Lívia Tinoco, que tem acompanhado com preocupação a dura realidade da população tradicional das catadoras de mangaba em Sergipe. Elas enfrentam uma série de barreiras que dificultam o acesso às fruteiras.

Para nortear as discussões e conhecer mais a fundo o problema, a procuradora tem se pautado pelos estudos do extrativismo da mangaba realizados pela Embrapa em 2010, com atualização em 2016, que mapearam a realidade e os obstáculos enfrentados pelas catadoras nesses municípios.

Os resultados do mapeamento mostram uma redução das áreas naturais de ocorrência de mangabeiras de 10.456 ha (29,6%), nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga d´Ajuda, Japaratuba, Japoatã, Pacatuba, Pirambu e Santa Luzia do Itanhy, no período de 2010 a 2016.

Desenvolvida dentro do projeto em rede ‘Plataforma Nacional de Recursos Genéticos Vegetais', a pesquisa tem a parceria da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA). Apoiam o projeto, ainda, o Incra, Universidade Federal do Pará (UFPA), Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe e Emdagro.

A primeira reunião envolveu o município de Barra dos Coqueiros, e contou com a presença do prefeito, Airton Martins, os secretários do Meio Ambiente, Maria Amélia Silva, e de Assuntos Jurídicos, Saul Schuster, além do ouvidor municipal, Edson Santos. Participaram, também, os analistas da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Saulo Coelho, supervisor de comunicação, e Raquel Fernandes, uma das coordenadoras do estudo. A Barra é um dos locais onde os números mais preocupam, chegando a cerca de 50% de redução da ocorrência da mangabeira.

Entre os principais problemas relatados pelas catadoras entrevistadas estão o desmatamento (para o plantio de cana-de-açúcar e eucalipto, construção civil e acampamentos), cercamento das áreas – estes dois fatores representam mais de 80% das comunidades afetadas –, infraestrutura e canais de comercialização deficientes (venda por meio de intermediários, desperdício dos frutos, falta de transporte para deslocamento das catadoras às áreas de coleta mais distantes, preços baixos e falta de compradores), violência (roubo, furto, drogas, ameaças dos donos das terras), falta de acesso à terra, ausência de mangabeiras onde residem ou no entorno, regularização da posse das terras e doenças das plantas.

No encontro, Lívia Tinoco destacou o histórico da luta das catadoras de mangaba em Sergipe, que as tornou conhecidas regional e nacionalmente. Ela pontuou algumas iniciativas no passado que levaram a alguma melhoria de vida para essa população tradicional, mas enfatizou que o grupo permanece vulnerável em decorrência da diminuição do acesso e das áreas de ocorrência para que possam seguir catando o fruto e garantindo seu sustento.

Ações concretas

O prefeito Airton anunciou na reunião que já se encontra para apreciação na Câmara Municipal, com aprovação praticamente certa, a cessão de uma área de 32 mil metros quadrados à Associação das Catadoras de Mangaba do Município de Barra dos Coqueiros – ACMBC. “A intenção é que as catadoras tenham um espaço onde possam plantar mangabeiras e aumentar a produção e renda”, afirmou.

A fim de ter uma visão mais precisa das questões territoriais na Barra dos Coqueiros, a procuradora informou que o Ministério Público Federal oficiará a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para que indique as áreas federais no município. Martins informou que pode colocar equipe à disposição da SPU para auxiliar no trabalho de levantamento de campo. Diante da explanação do prefeito e seus assessores quanto às dificuldades na inserção das mangabas na merenda escolar, Tinoco sugeriu a compra direta da mangaba in natura para a preparação de suco pelas merendeiras nas escolas municipais.

O próximo encontro será com representantes da Prefeitura de Aracaju, em data ainda a ser confirmada.

Os agentes da Embrapa participarão de todos os encontros a fim de prestar todos os esclarecimentos técnicos acerca dos estudos de mapeamento, bem como contribuir nas discussões e na formulação de políticas públicas nos municípios de ocorrência.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada