dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/08/2020            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos    
Dia de campo aborda perdas na colheita da soja no RS
Iniciativa reduz a perda de soja em torno de 40 a 60 kg por hectare
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Helena Boucinha, Emater/RS-Ascar
13/04/2017

Em São Pedro do Sul, a Emater/RS-Ascar, em parceria com Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Coomat, Sindicato Rural, Cooperagro, Cotrisel e Massey Ferguson, realizou no dia 11/04, um Dia de Campo sobre regulagem de máquinas e perdas na colheita da soja.

A atividade ocorreu na localidade de Capeleto, na propriedade de Renan Petini, com a participação de 50 produtores locais.

Na região, a Emater/RS-Ascar está orientando sobre como evitar que o produtor tenha perdas desnecessárias, aprimorando o processo de colheita.

O assistente técnico de Produção Vegetal, Solos e Armazenagem de Grãos do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rocha Barcellos, destaca a importância de calcular e avaliar as perdas. “A primeira recomendação dada a produtores, técnicos e, principalmente operadores de colheitadeiras é que façam, na medida do possível, a aferição das perdas na colheita de soja para saber quanto se perde e quanto ganha”, afirmar Barcellos.

A demonstração das perdas foi feita pelo engenheiro agrônomo Gilvan Bertolo, Mestre em Agronomia e doutorando em Engenharia Agrícola, do Núcleo de Ensaio de Máquina Agrícola (Nema), da UFSM, e pelo engenheiro agrícola Rovian Bertinato, doutorando em Mecanização Agrícola, também da UFSM, que abordaram as evidências de perdas antes da colheita, na plataforma e na peneira.

Conforme o técnico agrícola do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Pedro do Sul, Ademar Antônio Franchi, a iniciativa reduz a perda de soja em torno de 40 a 60 kg por hectare.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada