dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/06/2017            
 
 
    
Sanidade Vegetal    
Milho: informações online sobre enfezamentos
Site reúne informações sobre doenças que têm causado prejuízos aos produtores de milho
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marina Torres, Embrapa Milho e Sorgo
08/05/2017

Para facilitar o acesso dos produtores às informações sobre doenças do milho conhecidas como enfezamentos, a Embrapa disponibiliza um site que reúne diversas explicações sobre essas doenças. Há dois tipos: enfezamento-pálido e enfezamento-vermelho. Ambos são causados por microrganismos transmitidos pela cigarrinha, que também pode ser vetor do vírus que causa a doença denominada risca.

Essas doenças têm provocado danos em lavouras e preocupam produtores de diversas regiões do País. Elas são causadas pela infecção da planta por microrganismos denominados molicutes, transmitidos pela cigarrinha Dalbulus maidis e comprometem seriamente a produção de grãos.

A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Elizabeth Sabato explica que atualmente o agricultor não dispõe de uma alternativa isolada altamente eficiente para controle dos enfezamentos. “Assim, é essencial conhecer o ciclo dessas doenças para ajustar, em situações específicas de cultivo do milho, aplicação simultânea de práticas para escapar, controlar, ou minimizar danos por enfezamentos.”

Na página, é possível entender como ocorre a infecção do milho por molicutes, já que nem todas as cigarrinhas são transmissoras. O site traz explicações para que o produtor possa identificar as doenças e orientações de manejo dos enfezamentos.

A fim de tornar mais fácil o esclarecimento de possíveis dúvidas, há uma seção de perguntas e respostas. Também estão disponíveis vídeos explicativos que apresentam o ciclo da doença e medidas para evitar ou reduzir a incidência dos enfezamentos. Além disso, podem ser acessadas publicações com diferentes graus de aprofundamento no tema: livro, artigos técnicos e cartilha.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: BRASIL
Palavras-chave

 
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL

30/06/2017
2º Curso de recuperação de pastagens degradadas utilizando o Guandu BRS Mandarim
São Carlos - SP

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada