dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Genética  
Parceria Embrapa e IAC triplica a conservação de sementes de amendoim
A multiplicação das sementes de amendoim ocorrerá em três etapas, entre 2017 e 2019
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Deva Rodrigues, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
10/05/2017

Um dos três maiores bancos para conservação de material genético do mundo, o Banco Genético da Embrapa vai ter triplicada a coleção de sementes de amendoim, atualmente em cerca de 1 mil acessos. O aumento se deve à recente parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para a conservação compartilhada de aproximadamente 2 mil acessos da espécie cultivada Arachis hypogaea (amendoim).

Os primeiros acessos do IAC começam a chegar à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ainda neste semestre, conforme informa o pesquisador Marcio de Carvalho Moretzsohn, que trabalha com o uso de parentes silvestres do amendoim no melhoramento genético da espécie cultivada. A conservação e o uso do material serão compartilhados.

“Isso significa que a Embrapa conservará e poderá utilizar esses acessos. Além disso, se compromete a cedê-los ao IAC sempre que solicitado”, explica Moretzsohn. Desta maneira, ambas as instituições podem fazer pesquisas científicas para a conservação do germoplasma ou para a valorização e uso nos programas de melhoramento da espécie.

A multiplicação das sementes de amendoim ocorrerá em três etapas, entre 2017 e 2019, período em que o acordo estará em vigor, podendo ser renovado.

“Na Coleção de Base (Colbase) estão armazenados cerca de 110 mil acessos, dos quais 772 referem-se a amostras do gênero Arachis, sendo 761 da espécie cultivada - Arachis hypogea. Temos amostras de 13 espécies de Arachis depositadas neste banco”, informa o curador do Banco Genético, Juliano Pádua.

“Tanto o mercado como os cenários agrícolas passam por mudanças ao longo do tempo e, assim, a disponibilidade do acervo genético em qualquer tempo permite a sua utilização em face de essas mudanças”, diz o pesquisador Ignácio Godoy do Centro de Grãos e Fibras do IAC/Campinas.

Originário da América do Sul e cultivado pelas populações indígenas bem antes da chegada dos europeus no final do século XV, o amendoim ocupa mais de 150 mil hectares de área cultivada no Brasil, sendo que 80% das lavouras estão nas regiões de rotação com cana de açúcar do estado de São Paulo.

Cerca de 400 mil toneladas de amendoim em casca são produzidas anualmente, abastecendo o mercado interno de alimentos (segmento de doces e confeitos). Parte do produto também é exportado para a Europa e Ásia.

A parceria com o IAC é um exemplo de como as instituições de pesquisa, seja na área vegetal como animal, têm valorizado a possibilidade de um trabalho conjunto em um ambiente seguro como o Banco Genético da Embrapa. E também reflete como a Empresa pode apoiar outros órgãos governamentais no cumprimento de suas missões, seja no âmbito nacional ou internacional.

Atualmente a curadoria do banco discute como encaminhar e colocar em prática acordos com organizações e instituições ligadas não somente à área da agricultura, como aquelas vinculadas a ministérios como do Meio Ambiente. Nesse caso a intenção é a conservação de espécies ameaçadas da flora brasileira. Esforços nesse sentido já estão na pauta da Embrapa Recursos Genéticos e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada