dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2017            
 
 
    
Genética Vegetal      
IAPAR lança café resistente aos principais nematoides da cultura
De ciclo tardio, a IPR 106 possibilita arranjos com outras cultivares disponíveis no mercado - de ciclo precoce, semiprecoce, médio e semitardio
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Edmilson Gonçales Liberal, IAPAR
29/06/2017

O IAPAR apresenta ao setor produtivo nesta quinta-feira (29) a cultivar de café IPR 106. O lançamento é parte das atividades comemorativas dos 45 anos da instituição.

A principal característica da nova cultivar é a resistência aos nematoides Meloidogyne incognita e Meloidogyne paranaensis, espécies que inviabilizam a atividade cafeeira em muitas regiões produtoras do Brasil, de acordo com o melhorista Gustavo Hiroshi Sera.

A nova cultivar é indicada para regiões aptas ao cultivo de café arábica com temperatura média anual entre 20ºC e 23ºC. Suas plantas têm porte médio, boa arquitetura e ramificação abundante, e são adequadas para formar lavouras tanto em plantios convencionais como no sistema adensado. O potencial produtivo passa de 50 sacas beneficiadas por hectare, informa o pesquisador.

De ciclo tardio, IPR 106 possibilita arranjos com outras cultivares disponíveis no mercado – de ciclo precoce, semiprecoce, médio e semitardio – para viabilizar a colheita da lavoura em etapas, o que possibilita obter maior quantidade de frutos maduros e também reduzir os custos com mão de obra e infraestrutura.

Sobre a qualidade, chama atenção o grande percentual de grãos verdes com peneira superior a 16 – característica valorizada pelo mercado, sobretudo o segmento de cafés especiais. Na mesa de degustação, é uma bebida de aroma intenso, encorpada, com sabor adocicado e bom equilíbrio entre acidez e amargor. “Atende todos os requisitos internacionais", conclui o pesquisador.

O IAPAR terá sementes de IPR 106 à disposição dos viveiristas ainda este ano. Produtores poderão adquirir mudas para formação de lavouras a partir de 2018.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
22/11/2017
Curso de Metodologias para Determinação da atividade microbiana do Solo
Londrina - PR
14/03/2018
V Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos - V SPARH
São Carlos - SP

21/11/2017
Curso de processamento de mandioca
Cruz das Almas - BA

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada