dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Biotecnologia  
FAPESP anuncia nova chamada do Programa BIOEN
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Agência FAPESP
11/09/2017

A FAPESP anunciou uma nova chamada de propostas para o Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). A chamada está aberta a propostas nas modalidades de Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Tendo em vista a análise por assessoria internacional, as propostas devem ser redigidas em inglês.

Orientado à pesquisa básica e aplicada sobre Bioenergia, o Programa BIOEN foi criado em 2008 e, desde então, organizou uma rede de pesquisa que conduz estudos em cinco divisões: 1) Biomassa para bioenergia (com foco em cana-de-açúcar); 2) Processo de fabricação de biocombustíveis; 3) Biorrefinaria e alcoolquímica; 4) Aplicações do etanol para motores automotivos; 5) Pesquisa sobre impactos socioeconômicos, ambientais e uso da terra.

Os resultados até aqui alcançados constituem base sólida que poderá sustentar o desenvolvimento de propostas com abordagem inovadora e conduzir a grandes avanços. Objetivo igualmente importante é o de preencher lacunas no conhecimento fundamental para que o país possa progredir na exploração da biomassa como importante fonte de energia renovável. Para isso, um dos objetivos da nova chamada é aumentar a integração da pesquisa já existente sobre o tema. Serão valorizadas abordagens multidisciplinares, que estimulem sinergias, criem massa crítica em diferentes subáreas e garantam que os esforços de pesquisa e inovação em bioenergia tenham impacto e abrangência.

É especialmente importante para o BIOEN atrair jovens pesquisadores em áreas de ponta e gerar parcerias internacionais, que deverão diversificar as áreas de atuação do programa e atrair o interesse de comunidade ainda maior – aqui incluídas tanto a indústria nacional como a internacional – pela pesquisa nele conduzida.

Os temas da chamada são:
• Pesquisa básica para avançar o conhecimento em bioenergia.
• Pesquisa para o aumento da produtividade e do tempo de operação de usinas de bioetanol, bioeletricidade e desenvolvimento de biorrefinarias.
• Novas práticas agronômicas em cana-de-açúcar para aumento de produtividade e sustentabilidade.
• Melhoramento genético da cana-de-açúcar.
• Etanol celulósico, produção integrada de coprodutos e energia na usina.
• Bioeletricidade e biomassas fora da rota dos combustíveis líquidos.
• Pesquisa para ampliar e diversificar as fontes de biomassa para bioenergia.
• Pesquisa sobre logística em produção de biomassa.
• Biocombustível para aviação e veículos pesados.
• Pesquisa sobre os impactos ambiental, social e econômico da expansão da produção de cana-de-açúcar e de outras fontes de biomassa para bioenergia.

As propostas serão recebidas até 24 de novembro de 2017.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/11201.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada