dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/09/2017            
 
 
    
Agricultura orgânica  
Emater PR lança publicação para impulsionar produção orgânica de alimentos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
12/09/2017

A Emater PR lançou na última terça-feira, 5 de setembro, em Curitiba, o livro Defensivos alternativos: recomendações práticas para a transição agroecológica. A publicação é destinada a produtores rurais que lidam com a produção de alimentos no sistema orgânico ou aos que pretendem aos poucos deixar o modelo convencional de cultivo para adotar uma estratégia mais sustentável de condução de suas plantações.

O engenheiro agrônomo João de Ribeiro Reis Júnior, um dos autores do trabalho, conta que na publicação o produtor vai encontrar várias receitas de soluções que já foram testadas ao longo das últimas duas décadas em várias propriedades rurais de todo o Estado.

“Embora o título sugira a apresentação de formulados para o controle de insetos, pragas ou doenças, o livro traz ainda outras indicações técnicas que têm como finalidade melhorar a saúde do solo e consequentemente a saúde das plantas que crescem sobre esse terreno. É o caso dos biofertilizantes e até das práticas de manejo que incluem a adubação verde e a rotação de culturas”, explica Reis Júnior.

A homeopatia e a indicação do cultivo de plantas repelentes de insetos são outras sugestões apresentadas pelos autores.

Embora as recomendações sejam úteis para aplicação no tratamento de todas as culturas, Reis destaca que elas podem ter maior uso nas plantações de hortaliças. “Até porque esse grupo de culturas ocupa maior área em todo o Estado. Apenas de agricultura orgânica são cerca de 2,2 mil hectares plantados, com produção de 50 mil toneladas por ano e o envolvimento direto de 1,8 mil famílias”, destaca o engenheiro.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra aproximadamente a metade de toda a safra estadual de olerícolas, com 700 famílias integradas nessa atividade.

“Aqui, acaba sendo mais importante a contribuição trazida pela adoção de práticas mais sustentáveis de produção, como as recomendadas pelo livro, já que nesta área se concentram os principais mananciais de água que abastem a Capital e as outras cidades que ficam no seu entorno, atendendo uma população de mais de 3 milhões de moradores”.

O livro Defensivos alternativos: recomendações práticas para a transição agroegológica tem 88 páginas e os 2 mil primeiros exemplares foram pagos pelo programa Pró-Rural. João de Ribeiro Reis Júnior, engenheiro agrônomo, mestre em agronomia e coordenador regional da Emater de Curitiba, divide a autoria com Márcia Vargas Toledo, engenheira agrônoma e doutora em agronomia, Daniele Martin Sandri, engenheira agrônoma e mestre em meio ambiente e desenvolvimento, e Julio Carlos Bittencourt Veiga Silva, engenheiro agrônomo e doutor em meio ambiente e desenvolvimento.

Quem tiver interesse em adquirir o livro deve entrar em contato com o setor de Atendimento ao Cliente da Emater pelo telefone (41) 3250-2166.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
21/10/2017
Dia de Campo Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Sete Lagoas - MG
23/10/2017
Semana Nacional de Ciência
Petrolina - PE
24/10/2017
XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol
Lavras - MG

28/09/2017
Curso Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
São Carlos - SP
23/10/2017
Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Morango - PIMo
Jaguariúna - SP
21/11/2017
Curso de processamento de mandioca
Cruz das Almas - BA

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada