dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Espaçamento reduzido no milho
Em busca do melhor aproveitamento da área, a distância entre as linhas do milho passou de 80 para 45 a 50cm na última década
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joseani M. Antunes, Embrapa Trigo
25/09/2017

A semeadura do milho está concentrada nos meses de agosto e setembro nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cuidados na implantação da lavoura, como escolha da cultivar e arranjo de plantas, podem definir o sucesso no investimento.

O zoneamento agrícola que orienta a semeadura do milho no RS e SC é amplo, iniciando em julho até a semeadura mais tardia em janeiro. Contudo, a época de maior expressão do potencial de rendimento dos híbridos vai da segunda quinzena de setembro à primeira quinzena de outubro. Neste período o pré-florescimento e o enchimento de grãos coincidem com a radiação solar mais alta e dias mais longos (entre meados de novembro a fevereiro), favorecendo o desenvolvimento da planta e o potencial de rendimento da lavoura. “De uma maneira geral, nesses dois estados, os plantios são realizados mais cedo, entre agosto e setembro, principalmente para evitar que os períodos críticos para a cultura do milho coincidam com veranicos entre dezembro e janeiro. Em regiões onde o risco de geadas tardias é menor, como no noroeste do Rio Grande do Sul, a semeadura tem sido realizada em julho” explica a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Jane Machado.

Escolha da cultivar
Atualmente, existem mais de 377 cultivares de milho indicadas para o Rio Grande de Sul e Santa Catarina. São híbridos simples, híbridos simples modificados, híbridos triplos, híbridos duplos e variedades, que podem ainda se apresentar na forma convencional ou transgênica, sendo que os transgênicos aparecem com um ou mais eventos.
 
Segundo a pesquisadora Jane Machado, a escolha da cultivar exige cuidado, pois grande parte do sucesso de uma lavoura está na escolha da semente: “é preciso levar em conta a disponibilidade de investimento a ser empregado na lavoura, o tamanho da área e as condições edafoclimáticas da região. Em áreas maiores é importante fazer tanto o escalonamento de plantio, quanto o uso de cultivares de diferentes ciclos e características de resistência a doenças, para evitar a ação de condições adversas, que na presença de genótipo suscetível, pode levar a perdas consideráveis na lavoura”.

O sistema plantio direto praticado no Sul, exige boa regulagem da semeadora para a melhor distribuição das sementes. A palhada precisa ser dessecada e a máquina ajustada para que na linha a palha seja um pouco afastada, expondo o solo à radiação solar e aumentando, assim, a temperatura, o que vai favorecer o desenvolvimento mais rápido da plântula.

Espaçamento e densidade

O estabelecimento adequado do stand da lavoura é um dos principais fatores que definem o rendimento final no milho. O número de plantas por área (densidade) e o arranjo das plantas (espaçamento entre linhas e dentro da linha) devem ser determinados na escolha da cultivar, nas práticas de manejo e no potencial de rendimento esperado, considerando também as previsões climáticas.

Uma prática comum no cultivo do milho tem sido o espaçamento reduzido entre as plantas na lavoura e entre as linhas de semeadura. A distância entre as linhas do milho passou de 80 para 45 a 50cm na última década. Em busca do melhor aproveitamento da área, o espaçamento reduzido, associado ao uso de plantas de menor porte e folhas eretas, está favorecendo o aproveitamento da radiação, a umidade do solo e dificultando o desenvolvimento das plantas daninhas, fatores que tendem a resultar em maior rendimento de grãos.

Assista ao vídeo "Espaçamento reduzido entre linhas"

Por que plantar milho?
De acordo com a Emater/RS, a área de cultivo com milho vem apresentando tendência de redução em relação à safra passada. Tal cenário é recorrente, em praticamente todas as regiões produtoras. Isto decorre devido ao baixo preço do milho recebido pelos produtores e à concorrência com a soja. O preço pago aos produtores que têm milho da safra passada para venda está em R$ 23/saca de 60 quilos, contra R$ 60 pela mesma quantidade de soja.

Contudo, o milho torna-se uma cultura de extrema importância agronômica, econômica e estratégica nos sistemas de produção da Região Sul. Vários trabalhos de pesquisa salientam as vantagens do milho na rotação de culturas devido a produção de grande quantidade de palha para o sistema plantio direto, ciclagem de nutrientes, equilíbrio biológico no controle de doenças e insetos pragas, diversidade de alternativas no controle cultural e químicos de plantas daninhas, entre outros.

Na rotação de verão, principalmente com a soja, o milho apresenta papel de destaque: “Em trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Trigo pode ser verificado o efeito benéfico da rotação com milho para o rendimento de grãos da soja. O cultivo de soja por um, dois ou três anos consecutivos intercalado por milho, apresentou rendimento de grãos mais elevado do que a monocultura dessa leguminosa. Também, a rotação de culturas apresenta-se como prática de controle de pragas, por meio da alternância de culturas não hospedeiras”, avalia o pesquisador da Embrapa Trigo, Henrique Pereira dos Santos.

Para a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Jane Machado, acima de tudo, a importância do milho está na conservação do solo e no equilíbrio do ecossistema. “A recuperação da capacidade de infiltração e armazenamento de água no solo somente é possível através da função estruturante das raízes do milho e acréscimo de material orgânico. Entre as culturas de grãos que fornecem grandes quantidades de material orgânico, destaca-se o milho. Por apresentar grande produção de fitomassa e por sua relação C/N alta, o milho colabora para uma maior cobertura do solo, tanto em quantidade de palha como em tempo de permanência na superfície do solo”, explica a pesquisadora.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada