dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Nutrição animal      
Irrigação garante pasto de qualidade aos animais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri SC
04/10/2017

No município de Papanduva, no Planalto Norte Catarinense, vive o casal Zilézia Batista e Jorge Gmach. Eles são jovens e levam a vida no campo com empenho e dedicação em tudo o que fazem. Estão focados em obter o máximo de retorno na atividade principal da pequena propriedade de cinco hectares: a produção de leite.

O plantel reúne 27 animais entre vacas e novilhas. Nem todas estão em ordenha, mas o casal pretende produzir pelo menos 300 litros de leite por dia. A área de pastagem está toda organizada. São 54 piquetes, divididos por cerca elétrica e com pasto de qualidade sempre disponível. Água também não falta. Mas não só nos bebedouros, como também para irrigar o pasto.

Bem planejada e instalada, a irrigação traz muitos benefícios no campo. É uma aliada importante naqueles períodos em que a falta de chuva ameaça a qualidade das forrageiras. Jorge diz que mesmo com a período de estiagem que fez na região, em torno de dois meses sem chuva, o pasto se manteve bom. “A irrigação trouxe tranquilidade no campo”.

Com pasto nos piquetes, o produtor reduz o custo de produção e consequentemente sobra mais na hora da venda do leite. Mas como funciona esse sistema de irrigação? André Yvan da Costa, extensionista da Epagri em Papanduva, explica que o modelo é conhecido como malha semi-fixa. As tubulações são enterradas e o que se move são os aspersores. São diversos pontos de aspersão ao longo da área de pastagem, mas apenas alguns são irrigados por vez. Como o aspersor é móvel, o produtor vai trocando a posição e irriga a área desejada.

Para instalar o sistema de irrigação, Jorge e Zilézia tiveram o incentivo financeiro do programa SC Rural, um apoio que veio em boa hora e permitiu que eles tivessem maior rendimento e mais segurança da atividade leiteira.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada