dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Integração Lavoura Pecuária      
Pastagens em arroz geram economia de até 50%
Uso de insumos pode cair pela metade em sistema ILP que combina manejo de pastagens em áreas de arroz
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Francisco Lima, Embrapa Clima Temperado
09/10/2017

A pesquisa com manejo de pastagens em Integração Lavoura-Pecuária (ILP) tem indicado possibilidade de redução de 50% no uso de fertilizantes para restabelecimento das lavouras de arroz na mesma área. O trabalho, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) nas propriedades localizadas ao entorno da Estação Ecológica do Taim (Esec Taim), em Santa Vitória do Palmar/RS, é realizado desde 2014 na região e foi tema de um Dia de Campo realizado na Fazenda Santa Cândida no dia 05 de outubro.

Basicamente, a estratégia consiste na adubação das pastagens e do campo nativo, no ajuste de carga animal e na ressemeadura natural do azevém e das demais leguminosas para rotação com as lavouras após fim do ciclo médio de quatro anos. Segundo o pesquisador da Embrapa Jamir Silva, responsável pelo trabalho, a recuperação do solo na fase de pastagens estrutura melhor a área para, posteriormente, receber as lavouras. “A gente defende que a adubação seja de sistema e que venha para o solo na fase de pastagem”, afirma.

De acordo com Jamir, a redução de insumos, se atingir 50%, pode resultar em economia em torno de 600 reais por hectare nas lavouras. Isso, se somado ao plantio de arroz convencional – que utiliza herbicidas com menor fitotoxidade às pastagens – e ao plantio direto – que causa menos impacto no solo –, pode ainda agregar valor ao produto final por meio de certificação nacional de sustentabilidade.

Ganho animal
No que diz respeito ao gado, o trabalho tem gerado incremento produtivo nas propriedades com manejo de pastagens e ajuste de carga animal. Na propriedade de Cláudio Silva, anfitrião do Dia de Campo, os animais atingem cerca de 310 kg até um ano de idade e 450 kg em torno de 18 a 24 meses. Em sistemas convencionais, a média é de 200 kg neste mesmo período. O ganho de peso vivo gira na média de 500 kg/ha. No sistema convencional a média é de 150 kg/ha.

Desde o início do trabalho a Fazenda abriga uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) para a pesquisa com manejo de pastagens. Com desconfiança no início, seu Cláudio dedicou cinco hectares à experiência. Mas, devido aos bons resultados, destina hoje 140 dos 460 hectares da propriedade às pastagens – azevém, trevo-branco e cornichão – para criação de gado de corte. O restante é dedicado ao campo nativo. Mas, a intenção é aumentar mais 60 hectares no ano que vem, chegando a 200 hectares dedicados às pastagens.

Uma das orientações-chave do trabalho é saber quando colocar os animais nas pastagens e qual a carga animal por área. No Dia de Campo, ressaltou-se a importância de se colocar os animais mais jovens na melhor alternativa alimentar existente nas propriedades – nas melhores pastagens –, tendo em vista o menor consumo com maior ganho em peso vivo. Os animais mais velhos, prontos para a comercialização, devem ser colocados junto às áreas de pastagens mais antigas, com complementação de grãos.

Na Fazenda, a experiência foi realizada com nove animais, gerando menores gastos e retorno mais rápido no engorde do rebanho e na ressemeadura, nos anos seguintes. “Prefiro que sempre sobre um pouquinho de pastagem. A gente tem que estar sempre olhando para frente. É semeadura garantida”, completa o produtor.

Dia de Campo
Este é o quinto Dia de Campo realizado na propriedade desde que o trabalho teve início. No começo, a ideia foi orientar os produtores sobre como fazer o manejo correto das pastagens. Depois, buscou-se demonstrar as melhores técnicas para se estimular a ressemeadura natural. No momento atual, os pesquisadores estão trabalhando para preparar as áreas para retorno das lavouras.

No Dia de Campo foram abordadas a ressemeadura natural, adubação e desempenho animal nas pastagens de segundo ano; e o manejo das pastagens melhoradas (nativas) de terceiro ano e quarto ano, com preparo das áreas para possibilidade de retorno das lavouras. Segundo Jamir, para completar o ciclo de avaliação e dar mais densidade aos números, seria importante analisar ainda a lavoura de arroz já estabelecida e a retomada ao ano zero, cinco ou seis anos depois do início do trabalho. A análise, no entanto, depende de adesão dos lavoureiros parceiros, já que os produtores da região, geralmente, criam gado e arrendam as áreas para o plantio de grãos.

Para o coordenador da Esec Taim, Henrique Ilha, o trabalho representa soluções concretas para que o produtor pague suas contas no fim do mês e, ao mesmo tempo, preserve o meio ambiente, resolvendo um impasse entre produção e conservação. Por isso, reforça a necessidade de mais produtores aderirem ao processo. “Precisamos de mais gente apostando. Tem que vir nos Dias de Campo e incorporar, no seu ritmo, alguma dessas técnicas. Para que possamos falar de três, cinco, sete produtores. Agora está mais fácil apostar”, disse.

Ao todo, o Dia de Campo reuniu cerca de 40 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e produtores da chamada Zona de Amortecimento do Taim – área em torno de 63 mil hectares e que abriga cerca de 50 propriedades ao entorno da estação ecológica. A atividade é uma realização conjunta da Embrapa, Emater/RS-Ascar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Esec Taim, e Associação dos Produtores Rurais do Curral Alto e Albardão.

Após expansão no início deste ano, a Esec Taim conta hoje com uma área de 33 mil hectares conservados.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pastagem
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada