dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/04/2024            
 
 
    
Publicações    
Livro sobre os impactos do aquecimento global nos problemas fitossanitários é lançado na Embrapa Meio Ambiente
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
23/10/2017

Foi lançado, hoje, 20 de outubro, nas comemorações do aniversário de 35 anos da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), o livro Aquecimento Global e Problemas Fitossanitários, dos editores técnicos Wagner Bettiol, Emília Hamada, Francislene Angelotti, Alexander Machado Auad e Raquel Ghini, todos pesquisadores da Embrapa.

Nele são apresentadas e discutidas projeções de variáveis climáticas de interesse agrícola para o Brasil, as interações das mudanças climáticas e os problemas fitossanitários, além dos efeitos desse aquecimento nas doenças de plantas, na quebra de resistência genética, na comunidade microbiana do solo, nas ferrugens do cafeeiro, do milho e do eucalipto, no cancro-bacteriano da videira e sobre pragas de oleaginosas, cana-de-açúcar, pastagens, pessegueiro, algodoeiro, eucalipto e mogno.

Conforme o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Wagner Bettiol, o tema principal é a avaliação desse impacto, visando ao desenvolvimento de alternativas de adaptação para o controle dos problemas fitossanitários predominantes nos cenários climáticos futuros.

As doenças e pragas são diretamente afetadas pelas condições ambientais e sua dinâmica é de grande importância, tanto para os agroecossistemas como para os ecossistemas naturais. Assim, explica o pesquisador, “há necessidade de se conhecer e entender seus efeitos”.

Nesse sentido a Embrapa Meio Ambiente foi pioneira no País, iniciando os estudos em 2004, com projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e posteriormente coordenou o projeto “Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários – Climapest”, financiado pela Embrapa, com resultados relevantes. “Este livro relata esses avanços e discute como o aquecimento global afetará a ocorrência de pragas e doenças”, enfatiza Bettiol.

São apresentados temas como metodologia de mapeamento para avaliação de impactos das mudanças climáticas, a fitopatologia nos cenários de aquecimento global, a entomologia nos cenários das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura interfere nas doenças de plantas, efeito do deficit hídrico sobre a ocorrência de doenças de plantas, a influência do aquecimento global na quebra de resistência genética a doenças em hortaliças, o efeito do aquecimento global sobre a comunidade microbiana do solo, sobre a ferrugem do cafeeiro, sobre a distribuição geográfica das ferrugens do milho, sobre a distribuição geográfica do cancro-bacteriano da videira, a influência das mudanças climáticas nas zonas de ocorrência da ferrugem do eucalipto na região Sul do Brasil, sobre pragas de oleaginosas, sobre as pragas da cana-de-açúcar, sobre pragas das pastagens, sobre a distribuição geográfica do curuquerê e do ácaro-vermelho-do-algodoeiro nas regiões Nordeste e Centro-Oeste e no Estado do Tocantins, nas zonas de ocorrência do percevejo-bronzeado do eucalipto, sobre a distribuição geográfica de insetos-praga na cultura do pessegueiro e sobre a ocorrência de Hypsipyla grandella do mogno no Brasil.

O livro está disponível gratuitamente aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada