dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    

A recuperação de pastagens degradadas e Sistemas Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF) são alternativas tecnológicas apoiadas pelo Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC) do Governo Federal e parte dos compromissos internacionalmente assumidos pelo Brasil perante a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa.

Para alinhar o Distrito Federal com a Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), em 2012, foi instituído o Plano ABC - DF e assinado convênio com o Ministério da Agricultura (Mapa). Nesse convênio estão previstas capacitações para técnicos e produtores e implantação de unidades de referência para transferência de tecnologias.

Para a criação de quatro unidades de referência em ILPF, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) está adquirindo os insumos necessários, como sementes, adubos, cercas e mudas. As unidades serão criadas nas regiões de Planaltina, Paranoá e na Fazenda Águas Lindas da UnB, no Gama. No total serão 42 hectares, utilizados para estudos, demonstração da tecnologia e capacitação de técnicos e produtores rurais.

“Esse é um momento em que estamos nos deparando com os efeitos das mudanças climáticas e o Plano ABC é uma das alternativas para nos adaptarmos a essa nova realidade e incentivarmos uma agricultura mais sustentável”, diz o coordenador de gestão ambiental da Emater-DF, Sumar Ganem.

As tecnologias disponibilizadas pela pesquisa agropecuária e que fazem parte do Plano ABC são: recuperação de pastagens degradadas; Sistema Plantio Direto (SPD); Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF); florestas plantadas; Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); tratamento de dejetos animais. Além disso, há o incentivo à produção orgânica e linhas de financiamento específicas para produtores que querem adotar tais práticas, com taxa de juros de 7,5% ao ano.

Para saber mais sobre o Plano ABC e as linhas de crédito disponíveis, basta procurar a unidade da Emater-DF mais próxima da propriedade.

Veja aqui a lista com endereços e telefones dos escritórios.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada