dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Biodiversidade  
O papel da sociedade na preservação da biodiversidade local
A diversidade biológica presta serviços importantes, como manter a qualidade dos recursos hídricos, dos ambientes agrícolas, da alimentação saudável, da beleza cênica entre outros
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Afonso Peche Filho, pesquisador do IAC, e Admilson Irio Ribeiro, da UNESP-ICT
30/01/2018

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/peche_jan18_ARTIGOS_2018130114226.jpg

Nos dias atuais vivemos um momento em que tudo acontece de modo muito rápido. As diferentes formas de intervenções na natureza geram automaticamente poluição e degradação causando uma contínua eliminação de seres vivos em todos os níveis de diversidade no território municipal.

A perda de biodiversidade causa desequilíbrios sem precedentes ao patrimônio natural do município. O bem estar e a vida da cidade depende da natureza local e mundial. A diversidade biológica presta serviços importantes, como manter a qualidade dos recursos hídricos, dos ambientes agrícolas, da alimentação saudável, da beleza cênica entre outros. A preservação da biodiversidade tem uma relação forte com o futuro, sendo básica para avanços da biotecnologia além de ser uma fonte de oportunidades socioeconômicas.

A sociedade tem um papel fundamental no desenvolvimento de políticas e atividades voltadas para a preservação da biodiversidade no território municipal. Existem diversas maneiras de proteger a biodiversidade da ameaça de extinção de espécies. Valorizar iniciativas é o primeiro passo. Lutar para criar áreas protegidas, como parques, reservas e preservação dos remanescentes florestais é um outro importante passo preservacionista. A conservação dos componentes da diversidade biológica fora dos seus habitats naturais através da criação de entidades como, zoológicos, jardins botânicos, bancos de genes, ongs, entre outros, é uma ferramenta eficiente. Mas o papel maior da sociedade local é proposição e adoção de uma governança para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse social em preservar a biodiversidade. A boa governança de ações e de organizações contribui efetivamente para a superação desse enorme desafio que é preservar a biodiversidade do território.

O papel fundamental atribuído à sociedade é o de ampliar, de forma sistêmica e integrada, ações práticas em serviços públicos e privados criando oportunidades aos cidadãos de atuar, participando de atividades conservacionistas.

A organização comunitária pode e deve formular estratégias, desdobrá-las em planos de ação e acompanhar sua implementação, oferecendo os meios necessários para preservar a biodiversidade local.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sustentabilidade
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada