dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/01/2019            
 
 
    
Solo  
Edição atualizada do Manual de Métodos de Análise de Solo inclui novas metodologias
Mais 400 laboratórios no Brasil seguem protocolos listados na tradicional publicação da Embrapa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carlos Dias, Embrapa Solos
02/02/2018

O lançamento da terceira edição do Manual de Métodos de Análise de Solo (Embrapa, 573 páginas) marca uma extensa atualização e ampliação da obra, contemplando não somente a revisão e atualização das metodologias das edições anteriores, como também a inclusão de novas metodologias, ampliando sua utilização. A nova publicação divide as metodologias de análises do solo em cinco áreas de interesse para os laboratórios: análises físicas, químicas, matéria orgânica, mineralogia e micromorfologia.

“O Manual de métodos é uma publicação tradicional da Embrapa, e muito consultada, mais de 400 laboratórios no Brasil seguem seus protocolos”, diz o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Paulo César Teixeira, um dos editores técnicos da publicação. “Nesta nova edição foram inseridos vários métodos que não apareciam nas edições anteriores (1997 e 2011). É um livro com protocolos simples e práticos. A obra foi pensada de modo que o técnico de laboratório possa realizar as análises por meio de um passo a passo bem detalhado e completo, a fim de obter resultados confiáveis."

Entre as novas metodologias que foram incorporadas nesta edição estão, por exemplo, as de análise de nitrato e amônio, fósforo remanescente, carbono pelo CHN, morfometria dos grãos de areia, e micromorfologia. Métodos de campo, como o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), utilizado no plantio direto, foram inseridos pela primeira vez no Manual.

Com este livro, pretende-se atualizar a comunidade científica e os laboratórios ligados à Ciência do Solo com métodos analíticos que permitam identificar os principais atributos do solo brasileiro essenciais para o planejamento do uso e manejo mais sustentável contribuindo para a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

O trabalho de revisão do manual começou em 2014, envolvendo profissionais da Embrapa e de diversas instituições, totalizando aproximadamente 70 autores.

A terceira edição do Manual de Métodos de Análise de Solo está disponível para download (PDF) aqui.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
04/02/2019
Show Rural Coopavel 2019
Cascavel - PR
08/02/2019
Oficina de Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - Drones) Para a Agricultura
Formosa - GO
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF

04/02/2019
Curso de Difusão de Produção e Controle de Qualidade de Biopesticidas à Base de Fungos Entomopatogênicos
Piracicaba - SP

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada