dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Evento  
Congresso de milho e sorgo debate avanços nas cadeias produtivas dos dois cereais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Guilherme Viana, Embrapa Milho e Sorgo
18/07/2018

Inovações nas cadeias produtivas do milho e do sorgo, como na área de agricultura de precisão com ênfase no uso de drones, o surgimento de novas startups do agronegócio, e a abordagem de um dos maiores problemas da agricultura mundial – a resistência de plantas daninhas a herbicidas – serão alguns dos principais temas debatidos durante a 32ª edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo.

Realizado de 10 a 14 de setembro, na cidade de Lavras, no Sul de Minas, a comissão organizadora do evento aguarda a presença de aproximadamente mil participantes, superando a marca de 500 trabalhos apresentados. Outras inovações tratadas serão a utilização de sistemas integrados para os sistemas de produção de milho e sorgo no Brasil e abordagens de temas importantes em cada etapa de produção dos cereais.

Na entrevista a seguir feita com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo e presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), entidade responsável pela promoção do congresso, Décio Karam, saiba quais outros temas serão debatidos durante o principal fórum brasileiro relacionado a assuntos técnico-científicos sobre as culturas agrícolas em questão.

O tema micotoxinas e seus impactos nas cadeias dos dois cereais serão abordados exclusivamente em um curso durante o congresso. Quais outros temas de grande repercussão serão tratados?

Décio Karam – Podemos citar o manejo de nematoides em milho, o uso de Azospirillum em milho (bactérias que podem provocar a redução no uso de fertilizantes), a resistência de plantas daninhas, agricultura de precisão com ênfase no uso de drones, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o controle da cigarrinha Daubulus maidis, além de temas tradicionais que merecem sempre ser tratados, como melhoramento genético, produção de sementes, mecanização agrícola, corretivos e fertilizantes, silagem de milho entre outros. Teremos também a realização de cursos, como o de silagem de milho, o de manejo de plantas daninhas e doenças, o de gestão da qualidade operacional e o de controle biológico.

Discorra sobre o tema principal do evento: "Soluções integradas para os sistemas de produção de milho e sorgo no Brasil".

Décio Karam – Sistemas integrados de produção, tanto para a recuperação de áreas degradadas como para a sustentabilidade da produção agrícola, têm sido muito enfatizados ultimamente. Esses sistemas retomaram sua importância em relação aos sistemas intensivos por serem mais diversificados, com a grande possibilidade de redução no uso de insumos, contribuindo para a sustentabilidade agrícola, menor impacto da agricultura no ambiente e maior sustentabilidade da produção agrícola do Brasil.

Em relação à sua área de atuação – plantas daninhas – quais as principais novidades e/ou resultados de pesquisa serão apresentados?

Décio Karam – A resistência de plantas daninhas, considerada um dos grandes problemas da agricultura mundial, será amplamente debatida. A evolução da resistência tem sido notada, e em especial a seleção de espécies com resistência múltipla a diferentes mecanismos de ação de herbicidas. A presença de plantas daninhas resistentes a herbicidas tem contribuído para o aumento do custo de produção agrícola, consequentemente, reduzindo a rentabilidade do produtor.

Dentre as inovações no manejo de plantas daninhas estão as aplicações localizadas do herbicida, em que o produto é aplicado somente naquelas plantas que necessitam ser controladas. Outra tecnologia que está sendo empregada no manejo das espécies resistentes é o uso de culturas de cobertura do solo que contribuem para a redução da presença de determinadas plantas que têm apresentado dificuldade de controle.

Serviço
Evento: XXXII Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Onde: Universidade Federal de Lavras (Lavras-MG)
Quando: de 10 a 14 de setembro de 2018
Prazo para a submissão de trabalhos: 25 de julho
Programação: http://www.abms.org.br/cnms/paginas/programacao.php
Inscrições: http://www.abms.org.br/cnms/paginas/tabela_valores.php

Sessões temáticas:

Armazenamento
Biotecnologia
Economia
Entomologia
Fertilidade e nutrição de plantas
Fisiologia vegetal
Fitopatologia
Fitotecnia
Irrigação
Mecanização e instrumentação agrícola
Milho – Genética e melhoramento
Plantas daninhas
Sorgo – Genética e melhoramento
Tecnologia de alimentos e nutrição
Tecnologia de sementes
Promoção: ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo)
Realização: Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Embrapa

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada