dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/01/2019            
 
 
    
Zoneamento    
Mapa divulga zoneamento agrícola para culturas de verão
Portarias publicadas pelo Mapa incluem arroz de sequeiro e irrigado, girassol e milho primeira safra
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
18/07/2018

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para as culturas de arroz de sequeiro e irrigado, girassol e milho primeira safra, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União.

Estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o zoneamento é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados a fenômenos climáticos adversos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio da cultura nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.

O produtor para se beneficiar do Proagro, Proagro Mais e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) deve observar as recomendações desse pacote tecnológico (zoneamento).

De acordo com normas da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, se ocorrer algum tipo de perda em função de intempéries climáticas, seca ou chuva excessiva, por exemplo, o produtor que contratou uma apólice de seguro rural ou Proagro estará amparado conforme valor enquadrado na operação. Caso ele não siga as recomendações feitas pelo Zarc, a seguradora ou o Proagro não pagará o valor da indenização ao agricultor.
Nos próximos dias, será atualizado o zoneamento de outras culturas de verão, como o da soja, feijão 1ª safra, feijão caupi e algodão.

Painel de Indicação de Risco

Os agricultores, as seguradoras e os agentes financeiros podem acompanhar também as recomendações sobre o melhor momento para fazer o plantio no link Painel de Indicação de Riscos. O painel, disponibilizado no site do Mapa, facilita o acesso às informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), com as datas de plantio por níveis de riscos para cada município, desde o risco de perda de 20% até o de 40%.

O Zarc é um projeto coordenado pela Secretaria de Política Agrícola, e, desde 2015, voltou a ser objeto de estudo da Embrapa com objetivo de atualizar os índices técnicos demandados pelo setor produtivo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
04/02/2019
Show Rural Coopavel 2019
Cascavel - PR
08/02/2019
Oficina de Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - Drones) Para a Agricultura
Formosa - GO
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF

04/02/2019
Curso de Difusão de Produção e Controle de Qualidade de Biopesticidas à Base de Fungos Entomopatogênicos
Piracicaba - SP

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada