dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade  
Fórum discute a sustentabilidade da produção de erva mate
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
11/12/2018

Na último dia 29 aconteceu o 5º Fórum Institucional da Cadeia Produtiva da Erva-mate do Paraná, em União da Vitória. Organizado pelo Instituto Emater em parceria com o Sebrae, com a Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar) e com a Prefeitura Municipal de União da Vitória, o fórum contou com o apoio da Unespar, Sanepar e indústrias ervateiras.

Diversos profissionais e lideranças da região do Vale do Iguaçu e do Centro Sul participaram do Fórum, reafirmando o compromisso de manter e ampliar o apoio aos municípios para desenvolver a cadeia produtiva da erva-mate. Técnicos das regiões de União da Vitória, Irati, Ponta Grossa, Guarapuava e Ivaiporã discutiram, entre outros temas, a sustentabilidade social, ambiental, econômica e política do setor ervateiro, além de assuntos relacionados às estratégias para a organização dessa cadeia produtiva. Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) falaram sobre os aspectos legais do adensamento de erva-mate sombreada em áreas de floresta nativa. Além disso, foram abordadas as boas práticas agrícolas na produção da erva-mate sombreada, as quais devem ser implementadas pelos técnicos do Instituto Emater nos municípios onde há produtores que cultivam neste sistema.

O gerente regional do Instituto Emater de União da Vitória, Cleacir Junior Dall Agnol, frisou que, apesar de a região do Vale do Iguaçu ser a maior produtora de erva-mate sombreada do mundo, é preciso melhorar cada vez mais a qualidade da erva-mate produzida, para obter um padrão da matéria-prima que permita que o produto final tenha boa qualidade. "Uma da formas de melhorar a qualidade da erva-mate é a adoção de boas práticas agrícolas pelos produtores, que visam à sustentabilidade sócio-ambiental e econômica da cadeia produtiva de erva-mate", ressaltou Dall Agnol.

Bachir Abas, prefeito em exercício de União da Vitória, reforçou que há a necessidade de ampliar a produção para aproveitar melhor o potencial produtivo da região e agregar renda aos produtores rurais. Ele destacou ainda a importância do apoio das lideranças regionais para a expansão da erva-mate, principalmente na questão tributária e ambiental.

Representantes do Ibama reafirmaram o interesse em desenvolver, em conjunto com o Instituto Emater, um protocolo de boas práticas, para o cumprimento dos aspectos legais e ambientais na produção da erva-mate sombreada no Estado. Desta forma, os produtores rurais poderão fazer seus cultivos, respeitando a legislação. Segundo os organizadores, o fórum buscou solucionar alguns gargalos que atingem a cadeia produtiva da erva-mate no Paraná. A erva-mate tem importância econômica para cerca de 10 mil famílias rurais da região do Vale do Iguaçu que fazem do seu cultivo a principal atividade nas propriedades rurais. A produção de erva mate representa o maior Valor Bruto de Produção da região de União da Vitória.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada