dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/12/2020            
 
 
    
Evento    
Expansão do trigo é tema de simpósio no Triângulo Mineiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vivian Chies, Embrapa Territorial
20/12/2018

Os analistas André Farias e Rafael Mingotti ministraram palestras no “7º Workshop Trigo Tropical – Resultados de pesquisa 2017/18” e no “Workshop Trigo Tropical - Superar desafios para a expansão do trigo”. Os eventos foram realizados nos dias 5 e 6 de dezembro, em Uberaba, MG, com organização da Embrapa Trigo.

Durante a palestra “Trabalhos conduzidos pela Embrapa Territorial no Triângulo Mineiro”, no primeiro evento, Mingotti apresentou estudos de inteligência territorial com enfoque na região. O analista apresentou a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e segmentou os dados para a microrregião de Uberaba. Segundo o estudo, os produtores rurais daquela localidade destinam à preservação da vegetação nativa 24% da área das propriedades.

No mesmo workshop, Mingotti apresentou dados da exportação de soja e seus derivados na microrregião. Os principais destinos são países do continente europeu, asiático e africano. Os portos de Rio Grande (RS), de Santos (SP), de Itacoatiara (AM) e de Salvador (BA) são as rotas utilizadas para o escoamento da produção. O evento foi destinado para pesquisadores ligados à cultura de trigo.

O segundo workshop foi destinado para o público externo ligado ao setor e a instituições de ensino. Farias promoveu uma reflexão sobre a área cultivada do trigo tropical no Brasil. Na palestra “Cenários para produção de trigo tropical”, o analista apontou possíveis situações de expansão da área de plantio, principalmente, no bioma Cerrado. Uma delas ocorreria quando a cultura ocupasse um terço da área de soja e milho - na primeira safra - em regiões produtoras de trigo. Nessa estimativa, estados como Goiás e Minas Gerais poderiam produzir quase 400 toneladas de trigo tropical.

(Colaboração: Jéssica Oliveira)

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada