dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural  
Anater capacita extensionistas para atender organizações de agricultores familiares
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
14/02/2019

Um grupo de 27 extensionistas está participando de um curso de capacitação, em Curitiba, para que possam assessorar associações e cooperativas familiares do estado. Eles integram o projeto Mais Gestão que será desenvolvido pelo Instituto Emater por meio de um contrato firmado com a Anater (Associação Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). Nos próximos dois anos os extensionistas vão atender 70 organizações de agricultores do estado. O objetivo é qualificar as instituições para que elas possam ter acesso a mercados privado e institucional, promovendo o desenvolvimento das famílias envolvidas.

De acordo com Sérgio Aufinger, do Instituto Emater, serão 40 horas de curso dirigido à equipe técnica e especialistas que vão atuar na capacitação dos gestores das associações e cooperativas. Em março outros 35 extensionistas devem passar pelo mesmo processo de formação. As cooperativas atendidas vão aprofundar o trabalho de gestão social e econômica. Todas elas são formadas por agricultores familiares e têm, entre 20 e 50 associados. Aufinger afirmou que diversas atividades serão implementadas, desde a assessoria aos diretores e associados até o acompanhamento do processo produtivo. A cada doze meses a Anater vai avaliar o serviço prestado pelos extensionistas. "A Emater já vinha acompanhando muitas dessas organizações, mas com esse trabalho o atuação dos extensionistas terá mais consistência", observou Aufinger.

O projeto Mais Gestão pretende tornar os empreendimentos dos agricultores familiares mais eficientes e atuantes no mercado. De acordo com Aufinger, os extensionistas vão promover melhoramentos nos processos internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas, controles, monitoramento e avaliação necessários a qualquer empreendimento. "Com isso queremos promover o desenvolvimento sustentável das famílias associadas e contribuir para o desenvolvimento da agricultura paranaense", concluiu Aufinger.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada