dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/10/2020            
 
 
    
Agronegócio  
Parceria vai impulsionar o cultivo da soja no nordeste paraense
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ana Laura Lima, Embrapa Amazônia Oriental
15/02/2019

O acordo de cooperação técnica oficializado nessa quinta (14), entre Embrapa, Sindicato Rural de Castanhal e Secretaria Municipal de Agricultura, vai apoiar o cultivo de soja na região do Guamá e Caeté, no estado do Pará. O objetivo, segundo a agrônoma Mazillene Borges, analista da Embrapa Amazônia Oriental, é instalar unidades experimentais de cultivo de soja em áreas de produtores para avaliar sistemas sustentáveis de produção desse grão na região.

O diretor do sindicato, Francisco Gomes, afirma que o cultivo da soja é uma demanda antiga dos produtores de Castanhal e municípios vizinhos. “Os produtores querem iniciar seus plantios, mas ainda precisam de orientações técnicas da pesquisa para investir nessa cultura”, ressaltou.

De acordo com Roni Azevedo, pesquisador da Embrapa, o estado do Pará plantou, em 2018, cerca de 450 mil hectares de soja, sendo mais de 200 mil na região Paragominas, que é o principal pólo produtor de grãos do estado.

Além de avaliar cultivares de soja já desenvolvidas pela Embrapa, o trabalho poderá gerar novos materiais genéticos adaptados à região, segundo o pesquisador Jamil El Husny, da Embrapa.

O secretário de agricultura de Castanhal, Francisco Carlos de Souza, ressaltou a necessidade de aproveitar áreas alteradas para a produção de alimentos. “O cultivo sustentável da soja, com base em tecnologia e pesquisa, é uma alternativa para gerar renda e alimentos para a população local”, completou.

A ação faz parte do projeto Transferência de Tecnologias e Comunicação para Sistemas Sustentáveis de Produção de Soja, liderado pela Embrapa Soja (Londrina, PR).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada