dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Tecnologia  
IAPAR e Itaipu vão compartilhar dados meteorológicos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Edmilson Gonçales Liberal, IAPAR
21/02/2019

Um acordo para integrar a rede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) ao Sistema de Monitoramento de Estações Meteorológicas (SMEC2), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), foi firmado entre as duas entidades na última sexta-feira (15). O objetivo da parceria é melhorar a qualidade da transmissão desses dados no campo.

“Tínhamos carência na oferta de informações com qualidade para todo Paraná, e assim podemos obter informações em tempo real, facilitando a tomada de decisões em relação a emergências climáticas, por exemplo, ou em relação ao ciclo natural das culturas, criações e preservação dos recursos naturais, como solo e água”, afirmou Rafael Fuentes Llanillo, diretor de pesquisa e inovação do IAPAR.

Segundo o coordenador da área de agrometeorologia do IAPAR, Pablo Ricardo Nitsche, o aprimoramento das estações meteorológicas, hoje totalmente automatizadas, aumenta muito o volume de dados obtidos, o que leva à necessidade de desenvolver sistemas inteligentes para sua coleta e compartilhamento. “O SMEC2 entra justamente nesta lacuna”, explica.

Para o Diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, essa é uma parceria estratégica para o Parque.

De acordo com Rolf Massao Satake, engenheiro eletricista do PTI, os dados históricos do IAPAR serão fundamentais para que o projeto tenha mais informações úteis para o produtor rural.

“A partir de agora integramos as estações do Instituto e com a Itaipu passamos a ter um dos maiores bancos de dados atualizados de estações agroclimáticas de todo Paraná, o que é importante para termos melhor entendimento climático para a agricultura da região, permitindo que o PTI forneça dados para otimização do trabalho no campo”, disse.

PTI
O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é uma fundação criada pela Itaipu com o objetivo de desenvolver a atividade científica e a geração de tecnologias sustentáveis. Atua promovendo a união entre empresas, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino.

Inaugurado em janeiro deste ano, o SMEC2 é uma plataforma que possibilita acompanhar, em tempo real, dados gerados por estações meteorológicas, como temperatura, umidade e chuva. Foi desenvolvido em parceria que envolveu o IAPAR, PTI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Itaipu Binacional, por meio de colaboração com o Centro Latino-Americano de Tecnologias Abertas (Celtab).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Pearlene
13/08/2022 - 21:14
World's Best Neck Massager Get it Now 50% OFF + Free Shipping!

Wellness Enthusiasts! There has never been a better time to take care of your neck pain!
Our clinical-grade TENS technology will ensure you have neck relief in as little as 20 minutes.

Get Yours: https://hineck.shop

Sincerely,

Pearlene
IAPAR e Itaipu vo compartilhar dados meteorolgicos - Jornal Dia de Campo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada