dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/05/2019            
 
 
    
Solo  
Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais
Rotação de culturas produz benefícios como quebra do ciclo de pragas e doenças, fixação biológica de nitrogênio e aumento de produtividade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Christiane Congro Comas, Embrapa Agropecuária Oeste
27/02/2019

Com o propósito de apresentar sistemas de produção que visam a inserção da soja e melhoria dos ambientes restritivos para a produção de cana-de-açúcar foi realizado um Dia de Campo na Fazenda Soebe (Caarapó/MS). O evento que teve como tema “Tecnologia para produção de soja na renovação dos canaviais em ambientes restritivos” foi realizado por meio de parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste, Agrícola NovAmérica e Total Biotecnologia.

Produtores de soja e de cana-de-açúcar, técnicos da NovAmérica, empresas parceiras e profissionais da área verificaram in loco a lavoura de soja em área de solo arenoso, que tradicionalmente era utilizada para a pecuária e está sendo convertida em área canavieira. “A cultura da soja associada à aplicação de corretivos da acidez do solo e plantio de braquiária para produção abundante de raízes e palhada, contribui com a construção do perfil químico e estruturação do solo, que beneficia a cultura da cana-de-açúcar”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Cesar José da Silva.

“Um dos objetivos da pesquisa realizada pela Embrapa nesse local, é recomendar formas de contribuir com a melhoria dos ambientes de produção de cana-de-açúcar em solos arenosos e de baixa fertilidade. Para isso são avaliadas doses de corretivos e fertilizantes, bem como suas formas de incorporação ao solo, aliadas a práticas conservacionistas de preparo do solo e uso da rotação de culturas com grãos, adubos verdes, entre outros”, explica.

O engenheiro agrônomo responsável pela coordenação da produção de soja da NovAmérica Agrícola de Caarapó, Jayme W. Eich, diz que a produção de soja para a renovação dos canaviais é uma prática que vem sendo utilizada pela empresa com bons resultados. Ele destaca os benefícios dessa rotação de culturas, tais como: quebra do ciclo de pragas e doenças, fixação biológica de nitrogênio, melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, aumento da produtividade da cana-de-açúcar, maior longevidade do canavial e possibilidade de realizar o plantio direto da cana-de-açúcar na palhada de soja, evitando a necessidade de revolver o solo. “Sem dúvida, a soja é uma nova fonte de renda para o setor e que alia práticas sustentáveis”, acrescenta Eich.

No evento, por meio de visitas a campo e de palestras foram demonstrados potencial de cultivares de soja, formas e doses de inoculação e estratégias de manejo que minimizam riscos.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada