dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica    
Projeto mira Copa de 2014 e pretende impulsionar mercado de produtos orgânicos no Brasil
Caravana Copa Orgânica promoverá difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos, percorrendo os 12 estados do país onde ficam as cidades-sedes, passando por 44 cidades e com programação para produtores, empresários e consumidores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
IBS
21/02/2011

A Copa do Mundo de Futebol, a ser sediada pelo Brasil em 2014, terá muito mais do que certames futebolistas. Um dos grandes “gols” que tem se discutido é a de mostrar aos turistas – brasileiros e estrangeiros – a capacidade, potencial e pioneirismo que a sociedade e o mercado tupiniquins podem oferecer no que diz respeito à agricultura orgânica e sustentável.

Contando com importante incentivo do Governo Federal, que pretende fazer de 2014 uma “Copa Orgânica”, o mercado de produtos orgânicos no Brasil, hoje em expansão e faturando em torno de R$ 400 milhões, pode dobrar até o evento.

Com a regulamentação no setor, proposta fundamental da “Copa Verde”, os produtores têm excelentes oportunidades de organizar e ampliar a produção, além de tornar os produtos mais conhecidos e acessíveis.

Tendo em vista essas perspectivas, o Instituto BioSistêmico¹ (IBS) lançou um projeto pioneiro, chamado “Caravana Copa Orgânica Brasil 2014”, com patrocínio do SEBRAE nacional e outras empresas do setor privado como a Jasmine Alimentos Saudáveis, Surya do Brasil e a DVA-Azamax

A “Caravana Copa Orgânica” é um evento itinerante convergente com as ações governamentais e com as propostas da Copa de 2014. O propósito é a difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos.

O objetivo principal do projeto é disponibilizar aos agricultores o acesso a tecnologias e inovações que permitirão aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto, preparando-os para a realidade da “Copa Orgânica” e consequente tendência de crescimento de mercado de consumo de orgânicos, com a oportunidade de se relacionar com outros agricultores do mesmo segmento, fortalecendo a organização dos envolvidos.

O calendário dos eventos já está definido, e terá início já em fevereiro de 2011, terminando em julho do mesmo ano, com apresentação dos resultados durante a 7ª edição da Bio Brazil Fair, grande evento do setor, em São Paulo/SP.

Contando com três veículos equipados e personalizados, e equipe de técnicos especializados e palestrantes, a “Caravana Copa Orgânica” percorrerá as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 e os principais pólos de produção agrícola de suas regiões metropolitanas.

 Em cada uma dessas regiões é prevista a realização de 12 palestras de sensibilização para empresários do setor de alimentos e consumidores, 36 cursos de noções básicas de agricultura orgânica e 12 palestras de sensibilização para consumidores e produtores.

Estima-se um público total participante de 3.000 pessoas beneficiadas com os eventos, sendo agricultores familiares, empresários do setor de alimentação e consumidor final, em 44 cidades de 12 estados brasileiros.

Todas as atividades serão gratuitas com livre acesso dos agricultores e empresários do setor.

 Mais informações no site www.caravanacopaorganica.com.br

Sobre o IBS

Instituição do terceiro setor, integrante da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo (CEPORG/SP), possui habilitação para projetos governamentais (SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos e Repasse) e também é membro da Câmara Setorial da Agricultura Ecológica do Estado de São Paulo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Biovasos Ind. e Com. de Plasticos Biodegradaveis
15/03/2011 - 15:07
ò Prezados Senhores (as), hoje jß temos a possibilidade de fornecimento de sacolas totalmente ôBiodegradßvelö, e outros produtos tambÚm biodegradßveis, como pratos, talheres, e copos, poderiam licenciar nossos produtos?

Biovasos, Ú uma empresa nova com tecnologia de ponta em plßsticos biodegradßveis, hoje temos embalagens totalmente biodegradavel e compostavel para diversos fins conforme segue:
A linha de plßsticos biodegradßveis da Biovasos Ú formada por plßsticos biodegradßveis e compostßveis, formada por trÛs linhas de produtos: todos apresentam biodegradabilidade e compostabilidade quando dispostos em ambientes pr¾prios para a compostagem. Os plßsticos biodegradßveis e compostßveis podem ser processados da mesma maneira que os plßsticos convencionais e, dentre suas possÝveis aplicaþ§es, a extrusÒo de filmes, termo formaþÒo a vßcuo e injeþÒo.
Nossa matÚria prima e suas Certificaþ§es:
Os plßsticos sÒo certificados por uma importante entidade mundial com o selo ôCompostable Logoö (selo de compostabilidade), conferido as matÚrias primas que atendem aos requisitos da norma norte-americana ASTM D6400 e do BPI (Instituto de Produtos Biodegradßveis dos Estados Unidos), alÚm do selo de compostabilidade, atende aos requisitos das normas EN 13432, ASTM D6400 e Ú certificado como produto totalmente compostßvel pelo GreenPla (do JapÒo) e European BioPlastics.
Sustentabilidade como princÝpio
A Biovasos tem um compromisso claro aplicado Ó gestÒo de seus processos e do ciclo de vida dos produtos, desde a fabricaþÒo ao seu descarte. Esse compromisso estende-se Ó pesquisa e ao desenvolvimento de produtos sustentßveis. Estamos sempre pesquisando alternativas que atendam Ós necessidades e demandas do mercado. Pautada por este princÝpio, a empresa atua determinada a identificar claramente as oportunidades de neg¾cios sustentßveis e tÛm a nÝtida consciÛncia da importÔncia desta aþÒo.
Importante:
Biodegradßvel, de acordo com a norma ASTM D6400 de biodegradabilidade, Ú todo material cujo conte·do orgÔnico se transforma em h·mus, ßgua e gßs carb¶nico em atÚ 180 dias.
Compostßvel Ú o material que se biodegradou e gerou h·mus com ausÛncia de metais pesados e substÔncias nocivas ao meio ambiente. Os Institutos certificadores fazem testes no h·mus gerado e tambÚm ensaios de crescimento de plantas

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada