dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/04/2024            
 
 
    
Citros  
Fungo benéfico para controlar mancha preta dos citros
Pesquisa da UFPR mapeia ação da doença no Paraná e investe no controle biológico
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
04/06/2010

Responsável por aproximadamente um terço da produção mundial de laranja, a citricultura brasileira tem grande importância sócio-econômica, principalmente no Paraná. Causadora de prejuízos que podem comprometer 80% das lavouras, a mancha preta dos citros é um grande desafio para o cultivo de tangerinas no Vale do Ribeira. Com um período de dormência de até dez anos, o fungo também ameaça a sanidade do pólo produtor, situado nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Em busca de soluções alternativas de manejo, uma pesquisa a cargo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está mapeando a distribuição da doença no território paranaense. Além de subsidiar métodos de controle biológico, o intuito é demarcar áreas livres do problema e certificar o produto para exportação.

Tema abordado durante a Segunda Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, o projeto aborda diferentes aspectos e atividades para atender as necessidades específicas de cada região.  Doutora em genética, a professora Chirley Glienke diz que não há relato de atividade do Guignardia citricarpa nas áreas produtoras de laranja. Por outro lado, nos pomares de tangerina da agricultura familiar vale-ribeirense os prejuízos são bastante expressivos.

— No Norte e Noroeste do Paraná, queremos verificar se existem plantas que apresentam o fungo de forma assintomática, porque sabemos que o patógeno pode estar presente e só começar a se manifestar mais tarde. A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento faz a coleta dessas folhas, que são encaminhadas ao laboratório de genética de microorganismos da UFPR. Então, isolamos o fungo em meio de cultura e após a obtenção procedemos a identificação por metodologias moleculares. Em paralelo, extraímos o DNA das próprias folhas assintomáticas para verificar a presença do patógeno nesses locais. Detectados os fungos, é possível evitar maior disseminação para pomares saudáveis— afirma.

Chirley explica que por ser uma região muito montanhosa e de baixo índice de desenvolvimento humano, os produtores do Vale do Ribeira enfrentam graves dificuldades para dispor dos insumos químicos necessários para combater a mancha preta dos citros. Portanto, a manipulação de fungos benéficos para controlar o Guignardia citricarpa é uma alternativa muito interessante. Ainda no início, os testes estão selecionando microorganismos predadores como o Guignardia mangífera para reduzir os custos de produção.

— O diagnóstico molecular é eficiente mas não é sensível o suficiente para detectar o patógeno em pequenas quantidades nas plantas sem sintomas. Estamos trabalhando em otimizar esse processo em tempo real, aumentando a sensibilidade do teste para diagnosticar o fungo também  em viveiros para certificar as mudas — revela.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Eu
29/07/2015 - 15:21
massa

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Citros
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada