dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     16/05/2024            
 
 
    
Máquinas e Implementos    
Conforto que gera resultado
O conforto operacional das máquinas agrícolas vem sendo reconhecido como um grande fator para melhorar o rendimento dos operadores em lavouras pelo Brasil
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Massey Ferguson
24/02/2011

Em busca de produtividade, cada vez mais agricultores têm investido em um aspecto pouco explorado no passado. O conforto operacional das máquinas agrícolas vem sendo reconhecido como um grande fator para melhorar o rendimento dos operadores em lavouras pelo Brasil. No passado um luxo, nos dias atuais uma realidade para quem busca resultados dentro do campo.

Um exemplo que posiciona com força este conceito é a procura por máquinas cabinadas, em que o operador trabalha com isolamento do ambiente externo em cabine climatizada. Tal interesse tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O raciocínio é simples: Um operador trabalhando em uma temperatura de 40°C  dificilmente terá a mesma concentração e rendimento do que um mesmo profissional fazendo a operação em uma cabine com ar condicionado, em uma temperatura de 20°C. Como as máquinas dependem deste fator humano, um operador que trabalhe em 100% de suas condições é essencial.

Pegando como exemplo tratores, algumas das ofertas atuais do mercado para gerar maior conforto operacional incluem a troca de marcha em câmbios laterais, substituindo as transmissões localizadas em meio as pernas do operador e de acesso mais trabalhoso. A inclusão de plataformas de operação plana, tornam a posição do operador menos cansativa após horas de trabalho.

Por sua tecnologia avançada, alguns itens que propiciam conforto também podem gerar economia de combustível. É o caso de algumas transmissões automáticas que são capazes de selecionar automaticamente a marcha com a melhor relação entre economia e desempenho. Assim, além de facilitar a vida do operador, o sistema ainda diminui gastos com combustível maximizando os ganhos na lavoura.Neste sentido, o conforto operacional toma cada vez mais a importância pela facilidade de operação.

 Por fim, um detalhe importante. O design das máquinas. É comum se ouvir dizer no campo que a máquina não precisa ser bonita, mas também não pode ser feia. Beleza a parte, o fato é que as escolhas feitas na hora do desenho de uma máquina também envolvem sua funcionalidade. Um design bem pensado facilita ou incentiva a manutenção. Pode evitar o acúmulo de sujeira e melhorar a visibilidade do operador.

E assim se define uma das principais características que compõe o maquinário agrícola do presente e do futuro. 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Máquinas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada