dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Solo e Clima      
Impacto do clima na pecuária pode ser mitigado
Entre os efeitos negativos estão a diminuição da disponibilidade de grãos para a alimentação do gado, maior incidência de doenças e pastagens e forragem de baixa qualidade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
14/10/2013

Entre todas as variáreis que envolvem a criação de gado, o clima é a única que o agricultor não consegue controlar. No entanto, medidas preventivas podem ser adotadas para mitigar possíveis danos que um evento climático mais drástico possa causar.

A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Magda Aparecida de Lima, realizou uma síntese dos estudos nessa área, que foi apresentado no 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais, que aconteceu na semana passada, em Curitiba (PR). "As pesquisas ainda são tímidas, mas a tendência é que o interesse por esse tema aumente, na medida em que as consequências das mudanças climáticas estão cada vez mais presentes no campo", acredita Magda.

No campo, fatores climáticos podem exercer impactos negativos na pecuária como diminuição da disponibilidade de grãos para a alimentação do gado, maior incidência de doenças e pastagens e forragem de baixa qualidade. "A temperatura é um dos fatores que mais afeta o gado, causa estresse, influencia na produção do leite e na reprodução dos animais", afirma Magda.

De acordo com a pesquisadora, diversas medidas podem ser adotadas para melhor adaptação ao clima. Alteração da data de semeadura, variação das espécies, uso de técnicas de irrigação e de sombreamento são alternativas viáveis. "Converter pastagens em sistema integrado com floresta tem efeito imediato sobre a temperatura, evapotranspiração e precipitação", explica Magda. "Além disso, fazendas integradas perdem menos com os efeitos do clima do que as especializadas", adverte. "Nos sistemas integrados de pecuária e silvicultura, as árvores protegem a forragem dos efeitos da geada, garantindo disponibilidade ao longo do ano inteiro.

O material depositado no solo também ajuda no seu enriquecimento, e por consequência, no das plantas. O gado, por sua vez, conta com sombras para se proteger nos períodos mais quentes do dia. Esse conforto térmico oferece melhor qualidade de vida aos animais, que produzem insumos de melhor qualidade", explica a especialista.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Clima
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada