dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Meio Ambiente    
Faxina natural: plantas despoluem áreas contaminadas
Embrapa seleciona espécies vegetais para atuar em áreas com altas concentrações de resíduos de petróleo e metais pesados
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
02/06/2010

A utilização de plantas para despoluir ambientes degradados por resíduos humanos, industriais e agropecuários é uma alternativa barata, simples e eficiente para regeneração do equilíbrio ecológico. Dentre outras opções, a linha de pesquisa de fitorremediação da Embrapa Solos, em parceria com a Shell e o centro de pesquisas da Petrobrás, dispõe de 19 espécies vegetais pré-selecionadas para atuar em áreas com altas concentrações de hidrocarbonetos de petróleo e metais pesados. Fungos e bactérias associados à planta também integram esse processo de descontaminação. A fase atual do trabalho consiste em definir ações de transferência tecnológica tanto para produtores rurais quanto para outros públicos.

O pesquisador Silvio Tavares explica que o estudo parte da identificação botânica de plantas sobreviventes em locais contaminados, seguida do isolamento e multiplicação dos microrganismos mais próximos às raízes. Comparado à coleção interna da Embrapa, essas espécies recolhidas em campo são devidamente selecionadas. O intuito é chegar à planta original ou família mais próxima para iniciar os testes laboratoriais.

— Começamos a testar em escala de bancada. Fazemos várias contaminações de interesse e vamos observando as plantas até o limite. Aquelas aprovadas são indicadas para casa de vegetação, onde trabalhamos com vasos maiores em condições controladas. Cultivos anuais como feijão, sorgo, milho, deixamos o ciclo inteiro, já os perenes ficam de seis a oito meses. Depois colocamos a planta no local contaminado, aliada à técnicas próprias de adubação e acompanhamento vegetal por dois ou três anos, até que ela esteja efetivamente descontaminando a área — diz ele.

Tavares analisa ainda a diversidade de aplicação do sistema e exemplifica os problemas causados pelos resíduos dos dessalinizadores nordestinos, produção de mandioca e dejetos animais. Além de lagoas e açudes, a tecnologia de descontaminação pode beneficiar também as águas subterrâneas. Integrada a um programa de engenharia ambiental adequado, a técnica pode mitigar o impacto desses poluentes em todos os segmentos da natureza, norteando políticas públicas mais específicas e satisfatórias.

— Na Austrália, em toda a zona rural e nas cidades com menos de 50 mil habitantes não existem estações de tratamento de esgoto. As plantas são usadas como um grande brejo onde a água fica em detenção hidráulica por um certo tempo. No sistema wetland, os vegetais ficam responsáveis por fitotransportar, principalmente nitrogênio e fósforo, que são os maiores causadores de déficit biológico de oxigênio nos corpos hídricos. O excesso de nitrogênio e fósforo causa mortandade dos peixes — compara.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Meio ambiente
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada