dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Bovinos      
Pasto enfermaria evita contaminação e prejuízos aos rebanhos
Espaço facilita o tratamento de doenças e a correção de comportamentos impróprios em bovinos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Nivea Schunk
06/07/2010

Pastagens nutritivas, água limpa, abrigo à sombra e facilidade de alimentação em locais bem projetados são características fundamentais para os chamados pastos enfermarias, nas propriedades rurais. Exclusivamente dedicado ao acompanhamento de sintomas, tratamento de doenças e correção de comportamentos impróprios em bovinos, o espaço deve ser instalado bem próximo às residências dos peões. Além de permitir um atendimento mais adequado e eficaz, o recurso sanitário retira o animal contaminado da convivência do resto do rebanho.

Pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Pires, enfatiza a necessidade de promover essa separação ao surgimento dos primeiros sintomas. De acordo com ele, não adianta aplicar remédios sem observar o consumo de água, comida e excreção do gado. Como alternativa para regiões com forragens de baixa qualidade, a recomendação é cortar o pasto verde em outras áreas e oferecer juntamente com os concentrados de proteína nos coxos.

— A escolha da planta mais própria para cada solo é muito importante. Em solo ácido, por exemplo, é difícil colocar um pasto que não seja braquiária. Entretanto, uma braquiária bem adubada e irrigada estará sempre farta. E para solos mais ricos podemos usar panicuns e outros materiais — afirma.

Pires explica que esse período de isolamento pode variar. Enquanto as enfermidades mais corriqueiras da bovinocultura não demandam muito tempo, pela dificuldade de manejar animais pesados, a solução para questões comportamentais demora mais. Bezerros que perderam a mãe,  por exemplo, têm que receber leite na mamadeira. Outro desafio são os filhotes a quem a mãe se recusa a amamentar. Segundo o pesquisador, essas são situações de adaptação que sempre exigem mais tempo.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada