dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Meio Ambiente      
Arborização da propriedade: ganhos econômicos e ambientais
Projeto Biomas inicia experimentos de compatibilidade entre a atividade produtiva e conservação dos recursos naturais
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
06/07/2010

Previstos para as próximas semanas, levantamentos de solo darão continuidade às ações iniciais do Projeto Biomas, em áreas de Mata Atlântica situadas no município de Linhares, ao Norte do Espírito Santo. Sob a coordenação da Embrapa Florestas, um experimento piloto de integração entre as necessidades da prática agropecuária e a preservação da natureza, visa avaliar as diversas aplicabilidades da implantação de árvores nas pequenas e médias propriedades rurais. Além de incentivar a utilização do componente arbóreo no sistema produtivo, em prol de benefícios econômicos, o intuito é buscar subsídios técnicos para aprimorar a legislação ambiental.



O pesquisador da Embrapa Gustavo Curcio conta que um grupo multidisciplinar de profissionais fez o reconhecimento do local para identificar potencialidades e desafios naturais. Na última semana, a composição dos testes de campo foi tema de discussão, durante a primeira reunião da rede de estudos, em Vitória (ES). Por meio da colaboração de aproximadamente 20 instituições de pesquisa e extensão dos Estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, a iniciativa deve contemplar os seis biomas brasileiros, nos próximos nove anos.

Financiadas com recursos da Embrapa e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, as atividades do Projeto Biomas serão concentradas em áreas de preservação permanente (APPs), reserva legal (RLs) e áreas de uso alternativo (AUAs).

— É um processo demorado, mas teremos prognósticos conforme a curva de desenvolvimento das árvores. Pretendemos obter informações muito importantes em relação ao uso múltiplo das espécies dentro da propriedade, para carvão, celulose, papel, porteiras, cercas e outras destinações. Vamos definir as metragens ideais das larguras das APPS, estabelecer módulos de instalação de reserva legal dentro da propriedade, uma vez que há poucos indicativos desse segmento no país— afirma Curcio.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada