dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal    
Ações para controle da Helicoverpa detalhadas em reunião
Dois bilhões de reais é o valor estimado de perdas e custos de controle no Brasil nas últimas duas safras de algodão, milho e soja provocados por lagartas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Cerrados
20/06/2013

O grupo de pesquisadores da Embrapa formado para acompanhar e sugerir ações relacionadas ao controle da Helicoverpa armigera - praga exótica que está provocando estragos no Brasil, em plantações de algodão, soja e milho, principalmente - esteve reunido em Brasília (DF), na semana passada.

Durante a reunião, os pesquisadores trabalharam no texto das Instruções Normativas (INs) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que respaldarão os trabalhos de elaboração de um programa nacional de controle da Helicoverpa e da mosca branca, outra praga que, assim como a lagarta, traz danos à agricultura e prejuízos significativos aos produtores. O texto inicial das Instruções foi proposto pelo próprio Mapa, segundo modelo usual, e encaminhado à Embrapa para a inserção do conteúdo técnico necessário.

Próxima reunião do GT que cuitda da Helicoverpa acontece nesta sexta-feira, dia 21 de junho

A elaboração do programa nacional de controle das pragas está a cargo de um Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Mapa por sugestão feita pela Embrapa em abril, quando a Empresa apresentou ao Ministério o documento “Ações Emergenciais propostas pela Embrapa para o manejo integrado de Helicoverpa spp”. Esse GT conta com a participação de profissionais de múltiplas disciplinas, de instituições públicas e privadas, empresas e fundações de pesquisa, universidades e representantes do setor produtivo. Entre seus membros estão os pesquisadores, indicados pela Diretoria-Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento, Sérgio Abud, da Embrapa Cerrados (Planaltina, GO), e Maria José Del Peloso, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO).

As propostas de alterações nas resoluções normativas originais apresentadas pelo Mapa e trabalhadas pelos pesquisadores estão sendo agora submetidas à Diretoria-Executiva da Embrapa. Depois de aprovadas internamente, serão levadas ao Ministério quando da próxima reunião do GT, prevista para esta sexta-feira, 21 de junho.

MIP Operativo
Além das discussões em torno das instruções normativas, da sua revisão e inserção de conteúdo técnico, os pesquisadores reunidos detalharam as ações previstas no documento Ações Emergenciais propostas pela Embrapa para o manejo integrado de Helicoverpa spp”. Esse detalhamento – reunido em outro documento chamado pelo grupo de MIP (Manejo Integrado de Pragas) Operativo – aprofunda as estratégias de manejo, sugeridas no primeiro documento entregue ao Mapa, necessárias para a implementação do programa nacional de controle das pragas.

“Nosso grupo, formado por profissionais de várias Unidades da Empresa, está extremamente unido e mobilizado, ciente da necessidade de darmos respostas aos produtores e à sociedade”, diz Paulo Galerani, assessor da Diretoria-Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento. Segundo ele, o grupo tem discutido de forma bastante produtiva. “Foi assim em abril, quando foi elaborado o documento sugerindo as ações emergenciais, e foi assim na semana passada”, conclui.
 
Grupo Consultivo
Ainda durante a reunião dos dias 12 e 13 de junho, um Grupo Consultivo da Embrapa foi formado. Esse novo grupo agregará e atenderá todas as demandas institucionais referentes ao MIP lagartas e mosca branca. É que as Unidades, desde o ano passado, estão trabalhando junto aos produtores em ações de controle a pragas. Mas a Embrapa quer, agora, que os atendimentos às demandas ocorram de forma menos isolada. “O que estamos fazendo agora é promover uma atuação organizada de todas as Unidades, para trabalharmos institucionalmente, no Brasil todo, nos moldes do que estamos fazendo com a ferrugem da soja”, ressalta Galerani.

O Programa Nacional de Manejo de lagartas e mosca branca prevê a formação de um outro Grupo consultivo envolvendo, além dos profissionais da Embrapa, consultores de universidades e de outros institutos, que participaram das primeiras reuniões e que já estão em atividade no Oeste da Bahia, local de alta incidência das pragas.

A preparação de palestras sobre MIP de lagartas, que inclui a Helicoverpa e outras lagartas de importância econômica e de mosca branca, a serem utilizadas em treinamentos em todo Brasil e a criação de um hot site sobre MIP, no qual deverá ser disponibilizado um sistema de alerta para acompanhar a ocorrência das pragas em todo Brasil, nos moldes do sistema de alerta da ferrugem da soja, em operação há vários anos, também foram assuntos discutidos.

Sobre prejuízos
Dois bilhões de reais é o valor estimado de perdas e custos de controle no Brasil nas últimas duas safras de algodão, milho e soja provocados por lagartas especialmente do gênero Helicoverpa. E uma dessas lagartas é a Helicoverpa armigera. É uma praga exótica até pouco tempo sem registro de ocorrência no Brasil e regulamentada como quarentenária A1. Pragas quarentenárias A1, além de não presentes no País, são consideradas de alto risco como potenciais causadoras de importantes danos econômicos. Na região do Cerrado, a ocorrência de lagartas do gênero Helicoverpa foi detectada em fevereiro de 2012 em níveis nunca antes registrados. Os danos não se limitaram a soja, algodão e milho. A praga também atingiu plantações de feijão comum, caupi, milheto e sorgo.

A Helicoverpa armigera foi identificada pela primeira vez pela equipe de pesquisadores da Embrapa Cerrados, Silvana Moraes e Alexandre Specht, e da Embrapa Soja (Londrina, PR), Daniel Ricardo Sosa-Gomez, em fevereiro de 2013. A identificação da praga é muito importante por permitir ações específicas de controle.

Em abril deste ano, uma equipe de 30 entomologistas da Embrapa reuniu-se com representantes de produtores e instituições ligadas ao setor produtivo. Foi quando elaboraram o documento “Ações Emergenciais propostas pela Embrapa para o manejo integrado de Helicoverpa spp”., entregue ao Mapa. Esse documento sugeria a formação do GT, hoje instituído e incumbido de elaborar o programa nacional de controle de lagartas e de mosca-branca.

Arranjo
Além das ações realizadas em preparação ao Plano Nacional do MAPA, o Diretor de P&D, Ladislau Martin Neto, autorizou o grupo de especialistas organizarem um Arranjo de Projetos sobre Lagartas e Mosca Branca a ser submetido ao Sistema Embrapa de Gestão, visando incrementar atividades de pesquisas, transferência de tecnologia e comunicação, para enfrentar mais este desafio para a agricultura nacional. A proposta de arranjo (instrumento de gestão da Embrapa que agrega projeto sinérgicos) foi respaldada pelo Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Celso Moretti, que também esteve presente à reunião.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Michael, Eng. Agrônomo
21/06/2013 18:12:51
Parabenizo a ação de reunir um grupo de trabalho para direcionar ações a respeito do agente causador dos danos e formas de controle.
Entretanto, acredito que ações deste tipo simplesmente vem para apagar o fogo, mas não controla a causa do incêndio: rotação de culturas e princípios ativos de (herbi, fungi e inseti)cidas nas lavouras brasileiras.
Até que os produtores não entenderem que isso torna os agroquímicos uma ferramenta para auxiliá-los a produzir mais, melhor e com qualidade, e não achar que novas moléculas sintéticas são a solução da lavoura, problemas como este aparecerão a cada momento.
Quando colocarmos em prática o que já conhecemos (o que chamo de tecnologia de custo zero), muitos dos problemas atuais serão reduzidos, muitas tecnologias serão salvas ou prolongadas por longos períodos beneficiando a todos na sociedade.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Helicoverpa
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada