dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    
Solo e Clima      
Lodo de esgoto beneficia produtor e ambiente
Além de gerar aumento de produtividade, aplicação de lodo promove sequestro de carbono e evita emissão de gases
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
05/11/2010

O uso de lodo de esgoto na agricultura pode beneficiar tanto produtor quanto o meio ambiente. Além de aumentar a produtividade agrícola, o insumo promove o seqüestro de carbono e evita que haja emissão de gases para atmosfera. A partir de experimentos realizados no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em São Paulo, pesquisadores observaram que a prática também ajuda na manutenção da fertilidade e ainda gera incremento de matéria orgânica no solo, o que cria condições microbiológicas favoráveis para o desenvolvimento da cultura. Os resultados preliminares do estudo foram apresentados no VII Simpósio Interamericano de Biossólidos, realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, no IAC.

O solo pode ser uma fonte de emissão de carbono para a atmosfera por ocasião do desmatamento, mas também pode servir para armazenar o carbono. Uma das formas de provocar isso é através da aplicação do lodo de esgoto tratado que, por ser um material essencialmente orgânico, e portanto com alto teor de carbono, tem a capacidade de promover o sequestro. De acordo com Leonardo Machado Pitombo, pós-graduando do IAC na área de poluição do solo, o uso do lodo ainda apresenta a vantagem de não emitir gases.
— Não adianta o carbono estar no solo se ele emitir outros gases para a atmosfera que tenham um potencial de aquecimento global maior do que o CO2. Por isso, nos nossos experimentos, realizados na fazenda Santa Eliza, são feitas coletas mensais de gás carbônico, óxido nitroso e metano. A gente mede as concentrações, estima o fluxo, faz o balanço e transforma tudo em carbono equivalente para fazer a estimativa da emissão desses gases para a atmosfera — explica.
Para que seja possível comparar os resultados, os pesquisadores trabalham com uma área cultivada sem aplicação de lodo de esgoto, outra área com a dose recomendada de aplicação para o cultivo do milho e mais uma área agrícola com o dobro da quantidade de esgoto recomendada para a cultura. A experiência mostrou que quando a dose recomendada é respeitada as emissões de gases são semelhantes às da adubação mineral e o lodo oferece potencial de seqüestro de carbono.
De acordo com Pitombo, a demanda por aplicação de lodo no solo é grande e muitos experimentos estão em andamento com a cultura do milho, que tem alta demanda de nitrogênio. Os resultados obtidos com a prática revelaram ganhos de produtividade, manutenção da fertilidade e incremento de matéria orgânica no solo.
 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Meio ambiente
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada