dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/05/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal    
Menos contaminação com micotoxinas, mais exportação
Publicação de pesquisa científica com dados sobre a qualidade e a segurança da produção no PR fez exportações aumentarem em 670%
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
09/09/2010

O monitoramento de micotoxinas na cadeia produtiva do milho pode alavancar as exportações. Essa foi a conclusão de pesquisadores da Universidade Federal de Londrina, que, após comprovarem através de experimentos a baixa contaminação de micotoxinas no Paraná, observaram um aumento de 670% nas exportações de milho da região. A publicação científica chegou ao conhecimento do mercado consumidor europeu e trouxe credibilidade para a produção local. O trabalho foi apresentado no XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, realizado no mês passado, em Goiás.

De acordo com a pesquisadora Elisa Yoko Hirooka, à frente da pesquisa, o trabalho começou a ser realizado na década de 1990, em resposta à grande ocorrência de intoxicação animal na região. Em conjunto com pesquisadores da África do Sul, os resultados dos monitoramentos foram publicados em 1996 e 2000. Através de experimentos de campo, ficou comprovado que a produção tinha baixa contaminação de micotoxinas.

— O trabalho foi publicado em dezembro e no mês seguinte, em janeiro, quando começou a colheita, apareceram europeus interessados na produção e querendo pagar mais do que o normal. Então percebemos que em termos de agronegócio o importante é não esconder dados, porque para os mercados consumidores interessam dados científicos confiáveis e com freqüência de monitoramento — explica Elisa.

Outro monitoramento foi feito recentemente, na safra 2003/2004, e também mostrou como resultado uma safra limpa de micotoxinas. Segundo a pesquisadora, o aparecimento de micotoxinas é influenciado por uma série de questões, inclusive a condição climática. Por isso, é fundamental que monitoramento seja contínuo e constante, para que sirva como um instrumento de comprovação da qualidade do produto.

A prevenção de micotoxinas pode ser feita através de boas práticas agrícolas. Cuidados na armazenagem e no manejo da cultura, além de uma seleção adequada de variedades resistentes, são fatores que podem contribuir para a redução dos problemas gerados pelos fungos.

Prejuízos causados

Micotoxinas são compostos venenosos produzidos por fungos que geram enormes prejuízos aos produtores e aos consumidores de alimentos. Os fungos são agentes causadores de cerca de 80% das doenças de plantas e, além de assolarem lavouras de todas as culturas, podem gerar intoxicações quando consumidos. 

No Brasil, as micotoxinas mais tóxicas e cancerígenas que existem são conhecidas como aflatoxinas. Especificamente na cultura do milho, as mais ocorrentes são as da espécie fusarium, encontradas em quase 100% do milho nacional. A fusarium produz uma toxina chamada fumonisina, que é promotora de câncer.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
josé ribamar vidal
09/09/2010 15:18:45
Gostei muito do estudo em tela, tendo em vista tratar-se de assunto inerente Ó fiscalizaþÒo agropecußria, por parte dos /fiscais federais agropecußrios do MAPA, na ßrea da ClassificaþÒo Vegetal em que os Laudo de Anßlises para detectar "toxinas" sÒo peþas fundamentais na aplicaþÒo da LegislaþÒo especÝfica, objetivando a Sanidade Vegetal, perante a Sociedade e na alavancagem do Agroneg¾cio Nacional....

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Vegetal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada