dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/05/2024            
 
 
    
Crotalária        
Estudo indica leguminosas para adubação verde em Minas Gerais
Crotalária e mucuna cinza tiveram melhores resultados: boa fixação de nitrogênio e nutrientes no solo e alta capacidade de cobertura verde
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
12/07/2010

As leguminosas são ótimos adubos verdes. Em geral, ajudam a fixar melhor o nitrogênio no solo, favorecendo o crescimento das plantas, incorporam nutrientes e protegem o solo, diminuindo a erosão. A tese de dissertação defendida dia 8 de julho por Rômulo Fredson Duarte, mestre em ciências agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou oito espécies de leguminosa na região de Montes Claros, ao norte de Minas Gerais. A crotalária e a mucuna cinza foram as que apresentaram melhor potencial para adubo verde no solo da região. A crotalária teve maior crescimento em altura e propiciou uma boa fixação nitrológica de nitrogênio, além de maior  disponibilidade de nutrientes ao solo, principalmente fósforo, cálcio e magnésio. Já a mucuna cinza foi a que apresentou melhor capacidade de cobertura do solo, se revelando uma espécie promissora para os agricultores familiares da área.

— A adubação verde é muito utilizada no Brasil e consiste no plantio de plantas de cobertura do solo. Estas plantas podem ser manejadas de forma incorporada ao solo ou deixadas na superfície, podem ser plantadas em pré-plantio, em consórcio ou em pós-plantio, de culturas anuais ou perenes. Como vantagens, podemos destacar as características químicas, como a reciclagem de nutrientes nas camadas profundas do solo, e as características físicas, como a proteção do solo, que permite ao solo ser mais protegido evitando a erosão e os atributos biológicos aumentando a fixação biológica de nitrogênio que pode disponibilizada a cultivos subsequentes. A princípio, a gente sugere que este trabalho seja estendido porque foi um período curto. A gente sugere que estas mesmas espécies de leguminosas sejam plantadas na área durante um período de, pelo menos, dois ciclos de cultivo para a gente ter resultados mais interessantes — explica Duarte.

As leguminosas são muito usadas como adubo verde porque se decompõem rapidamente, mais do que as gramíneas. Como no sistema de rotação de cultura, o produtor precisa liberar a sua área de cultivo de forma rápida. Para plantar uma outra cultura, nada melhor do que utilizar plantas que se decomponham mais rapidamente, diz o pesquisador. As espécies testadas no Norte de Minas Gerais foram a crotalária, o feijão-guandu, macuna preta, macuna cinza, macuna anã, feijão lab lab, feijão de porco, o feijão caupi e uma mistura de todas estas espécies que foi chamada de coquetel.

O estudo, para a dissertação de mestrado, foi realizado entre os meses de abril e dezembro de 2009, período da entressafra da maioria dos produtores da região. Além da melhoria da qualidade do solo para melhorar o desenvolvimento e produtividade das plantas, a economia foi um fator que se destacou. Em diversos casos, o uso de fertilizantes é desnecessário, diminuindo muito os gastos com insumos agrícolas. Principalmente para os agricultores familiares, este é um dado relevante da pesquisa. Segundo Duarte, o único gasto que eles teriam com o uso de leguminosas para a adubação verde seria a compra das sementes.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ricardo Wagner Ribeiro Costa
22/07/2010 16:10:32
ParabÚns R¶mulo,

Fico feliz em ver o seu crescimento profissional, vc merece. Nunca tive d·vidas do seu potencial.

N¾s jequitaienses temos orgulho de vc!

abraþos

Renata Duarte
25/11/2010 12:19:01
ParabÚns meu irmÒo querido, vocÛ nos orgulha muito com toda essa determinaþÒo em tudo que faz! Essa Ú apenas mais uma das in·meras conquistas que estÒo por vim em sua vida! Deus lhe abenþoe sempre! Jesus te ama e n¾s tambÚm!!! SÒo os sinceros parabÚns de toda sua famÝlia que te ama muito!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada