dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Árvores  
Manejo florestal com precisão digital
Objetivo é oferecer informações de qualidade para que o manejo respeite as condições de relevo, hidrografia e meio ambiente
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
11/08/2010

Uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Acre utiliza sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto e GPS para aumentar a precisão do planejamento de florestas. O Modeflora, Modelo Digital de Exploração Digital, é um avanço tecnológico na área do manejo florestal. Através de imagens de satélite e de receptores, a técnica permite a obtenção de informações precisas e de excelente qualidade antes da derrubada da árvore. O objetivo é balizar o manejo para que sejam respeitadas as condições de relevo, hidrografia e meio ambiente.

— A partir do momento que utilizamos informações de alta precisão, como localização dos rios, áreas de topo de morro e áreas de baixada, é possível planejar de forma a evitar construir pontes sobre igarapés, o que acaba reduzindo custos na execução do manejo. Também se evita a criação de pátios e abertura de estradas em áreas com declive, o que evita a exploração áreas com baixo potencial madeireiro, já que todas as arvores na área são georreferenciadas, ou seja, a gente coleta um ponto de GPS para cada arvore — explica Daniel Papa, engenheiro florestal e analista da Embrapa acre.

O funcionamento do sistema Modeflora é baseado em um receptor GPS específico, cujo manuseio é simples e pode ser entendido através de um rápido treinamento. Atualmente, a tecnologia é aplicada em quatro Estados da região amazônica: Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. O Modeflora é indicado a qualquer produtor que detenha uma área florestal em bom estado, com grande quantidade de madeira. A tecnologia é especificamente voltada para o manejo florestal empresarial, mas também pode ser incorporada por pequenos produtores através do manejo florestal comunitário.

O primeiro passo para o produtor ou fazendeiro que quiser introduzir em sua floresta o sistema digital é procurar a secretaria de Estado do seu município ou entrar em contato com a Embrapa, que indicará empresas para a realização de uma consultoria. A Embrapa faz apenas o trabalho de geração de tecnologia e acompanhamento de alguns projetos em nível de pesquisa.

As pesquisas com o sistema digital iniciaram em 2005 e foram concluídas em 2008. A tecnologia já está no terceiro ano de utilização e, segundo Daniel Papa, já apresenta casos de sucesso.

— Já foram dezenas de propriedade, mais de 200 mil hectares explorados utilizando o sistema digital. Todos esses casos demonstraram que houve redução do impacto utilizando sistema digital em comparação ao sistema convencional, que nós chamamos XY — comemora.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Daniel Papa - Embrapa Acre
12/08/2010 14:42:21
Vale lembrar que a adoþÒo do sistema Modeflora Ú feita aos poucos, na medida em que as equipes de inventßrio, planejamento e exploraþÒo sÒo treinadas, o sistema vai sendo implementado. Hoje os planos de manejo no Estado do Acre sÒo em grande maioria feitos no Modelo digital, enquanto nos outros Estados o processo ainda estß em fase de conhecimento da tecnologia para posterior conversÒo.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agricultura de Precisão
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada