dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     09/08/2022            
 
 
    
Pós-produção    
Biofilme substitui cera na conservação de frutas e hortaliças
Além manter as propriedades fisiológicas, biofilme não altera o sabor e confere brilho ao produto sem o uso de substâncias químicas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
11/08/2010

A aplicação de biofilmes em frutas e hortaliças é uma ferramenta eficaz para a conservação do produto e traz uma série de benefícios tanto para os produtores quanto para os consumidores. Com a proposta de reduzir a troca de gases e a perda de água, que ocorre naturalmente do fruto para o meio externo, a técnica consiste na proteção dos frutos com uma película criada por substâncias orgânicas, formando uma proteção para os frutos. Além de conservar o fruto, a técnica do biofilme confere brilho e mantém os atributos do produto, isso tudo sem a utilização de químicos.

Atualmente, para alcançar esse mesmo efeito muitos fruticultores lançam mão do uso de ceras comerciais, que são eficientes na conservação mas, em sua grande maioria, contêm quantidades grandes de produtos químicos prejudiciais à saúde que são transferidos para a casca do fruto. De acordo com a engenheira agrônoma Maria Auxiliadora Coelho Lima, chefe de pesquisa da Embrapa Semiárido, a aplicação de biofilmes a partir de produtos orgânicos não só é possível, como também muito vantajosa.

— É possível formar um biofilme com produtos diferentes. Alguns deles podem ser mais eficientes para determinado tipo de fruta e outros mais eficientes para uma hortaliça, por exemplo. É preciso verificar a característica do composto que será trabalhado como biofilme para verificar a eficiência dele. A tendência atual é que se trabalhe com biofilmes à base de carboidratos ou proteínas, que poderão ser consumidos junto com a fruta. Essa é a grande vantagem: além do benefício econômico, evita-se a introdução de um componente químico em um produto fresco — explica.

Em um trabalho de pesquisa desenvolvido com a manga Tommy Atkins, a eficiência da técnica da aplicação de biofilmes foi comprovada. O biofilme foi trabalhado com derivados de amido e óleo de girassol, esse último com a função de conferir brilho ao fruto. A proposta, segundo a pesquisadora Maria Auxiliadora, era que o biofilme conservasse o produto mantendo seus atributos e proporcionando o atrativo visual, que é muito valorizado pelo produtor.

A experiência mostrou que os produtos podem ter efeito equivalente e, em alguns casos, até superior àquele gerado pelo uso das ceras comerciais. O sucesso alcançado nessa experiência pode ser estendido a outras culturas, já que a variedade Tommy Atkins possui propriedades que dificultam a conservação. Já que a técnica foi eficiente com essa variedade, tem grandes chances de ser ainda mais eficaz com outras frutas e hortaliças.

Na prática, o produtor interessando em incorporar essa tecnologia pode preparar o biofilme em sua propriedade e aplicar o tratamento, que consiste em imergir a fruta num tanque ou pulverizá-la com os mesmos aspersores utilizados para a cera.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Murillo Freire Junior
11/08/2010 11:16:07
A denominaþÒo correta para este tipo de tÚcnica Ú revestimentos comestÝveie e nÒo biofilmes que ao contrßrio do que foi descrito sÒo revestimentos produzidos por microrganismos (prefixo bio=vida) como mocorre com bactÚrias lßticas, leveduras, etc

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada