dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Frutas    
Produção integrada melhora qualidade do alimento
Fruticultores da Amazônia são incentivados a incorporar técnicas sustentáveis de produção e criar padrão mais seguro e saudável
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pedro Zuazo
12/08/2010

Incentivar a produção de alimentos seguros e cultivados através de práticas sustentáveis. Esse é o objetivo da Embrapa Amazônia Ocidental que, em parceria com a REATA (Rede de Agricultores Tradicionais do Amazonas), assiste e orienta os fruticultores locais para que trabalhem com a produção integrada de frutas no sistema agroflorestal. A produção integrada já é praticada pela maioria dos produtores que visam a exportação, mas quando a demanda é o mercado interno as exigências com o padrão de qualidade diminuem. Além de garantir segurança e qualidade ao alimento, a produção integrada reduz os custos e os impactos ambientais da lavoura.

De acordo com o engenheiro florestal Silas Garcia, da Embrapa, produção integrada é um conceito que prega a interação entre várias práticas, configurando um sistema de produção multidisciplinar. O principal objetivo desse sistema é incorporar, às práticas do traddicional sistema agroflorestal, disciplinas de agricultura sustentável.

— Para produzir uma cultura você utiliza adubos químicos, agrotóxicos, herbicidas e todos esses insumos comerciais. Na produção integrada de sistemas agroflorestais adota-se um parâmetro mais agroecológico, então os insumos são reduzidos e substituídos por insumos orgânicos, por exemplo. O trabalho é justamente sistematizar essas práticas para que sejam aplicadas na produção de determinado produto — explica.

No Amazonas ainda não existe nenhuma fruta com certificação de origem, mas a produção integrada pode ser o primeiro passo para o reconhecimento dos produtos locais. Na região, o trabalho está sendo desenvolvido com produtores de abacaxi, laranja e cupuaçu, cujos cultivos são baseados no uso de adubação orgânica, inseticidas naturais e interação das plantas com outras espécies para que possam diminuir a entrada de insumos externos.

A iniciativa gera vantagens econômicas e ambientais mas, na opinião de Garcia, o maior benefício é o novo padrão de qualidade que terão os produtos da região.

— Nós já buscávamos um padrão para nossos produtos destinados ao mercado externo, mas estávamos carentes de um sistema de produção para o nosso mercado local. Então vejo a produção integrada como um processo de padronização do padrão de qualidade e uma possibilidade de oferecer ao consumidor brasileiro produtos agropecuários mais sustentáveis, saudáveis e certificados — diz o pesquisador.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada