dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal  
Trigo com produtividade e qualidade
Inicialmente o produtor deve definir o nível tecnológico e de investimentos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Bayer CropScience
09/06/2011

Quando se fala na viabilidade da cultura do trigo no Brasil alguns aspectos são muito importantes: deve-se quantificar sua alta relevância para o sistema de plantio inverno/verão, também buscar o melhor retorno sobre o investimento de maneira sustentável, ou seja, fazendo uso racional dos recursos como solo, insumos e sistema de manejo, e finalmente medir a contribuição da cultura na diluição dos custos fixos da propriedade. Investimento adequado no momento oportuno resulta em maior produtividade com menor custo/tonelada produzida, ao mesmo tempo em que assegura sustentabilidade e benefícios para a cultura subsequente. Para alcançar um bom resultado na safra de trigo, vários fatores devem ser observados, desde o planejamento da lavoura até a colheita.

Inicialmente o produtor deve definir o nível tecnológico e de investimentos. Neste momento, se inserem principalmente as definições da escolha do material genético a ser utilizado (cultivares) e a adubação mais adequada. É importante haver a “segregação de cultivares”, que consiste na separação das cultivares com as mesmas características industriais como cor, força de glúten e número de queda. A segregação facilita a comercialização do trigo, pois evita a mistura de cultivares com diferentes aptidões e características. A falta da segregação faz com que a “mistura” do trigo fique sem aptidão específica, o que reduz seu valor comercial.

 
Após definida a tecnologia a ser empregada e a cultivar a ser utilizada, é importante que o triticultor faça uso de boas práticas agrícolas para potencializar a produtividade da lavoura. Dentre os principais fatores a serem observados estão o número de plantas/m², o número de espigas/m², o número de grãos por espigas, o peso e a qualidade dos grãos. Além disso, o produtor deve estar atento aos problemas que podem ocorrer em todas as etapas da lavoura desde o inicio até a colheita.

A fase inicial da cultura é uma das mais importantes, pois é nela que o potencial produtivo é definido.  Para auxiliar o agricultor nesse período, a Bayer CropScience destaca o fungicida Baytan. Utilizado para o tratamento de sementes, o produto tem amplo espectro de ação, protege a planta de doenças como o oídio, ferrugens e manchas. Também para tratamento de sementes, a empresa oferece o inseticida CropStar, recomendado para a proteção contra conjunto de pragas sugadoras, mastigadoras (lagartas) e nematoides que prejudicam a produtividade do trigo.

As plantas daninhas também podem causar perdas, pois competem diretamente com a planta de trigo por água, luz e nutrientes. Para o manejo das plantas daninhas, a Bayer CropScience recomenda o uso do herbicida Hussar, cujo maior diferencial está no controle tanto de plantas daninhas de folhas largas quanto estreitas. 

A utilização de fungicidas também se faz importante, tanto para a manutenção da área foliar como também para redução de índices de toxinas nos grãos oriundas das doenças fúngicas do trigo. Entre as doenças, a giberela está entre as mais importantes, e Nativo, da Bayer CropScience, é uma excelente ferramenta de manejo. O fungicida possui alta tecnologia e atua de forma eficiente também sobre a ferrugem, o oídio e a brusone.

O uso de boas práticas agrícolas associadas à utilização correta e adequada de defensivos agrícolas contribui para que o agricultor mantenha e estimule o potencial produtivo da cultura, o que resulta em maior produtividade e aumento da qualidade final do produto. Com isso, toda a cadeia se beneficia, pois o triticultor obtém uma boa rentabilidade de maneira sustentável, podendo fornecer um produto de alta qualidade no final da safra.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Defensivos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada