dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     01/07/2025            
 
 
    

Sabemos da demanda por aumento da produção agrícola, sem incorporar novas áreas. Portanto, é necessário elevar a produtividade. Mas, onde atuar prioritariamente?

Numa primeira aproximação, se considerarmos a produção total agregada de grãos, temos que as maiores produtividades ocorrem em 8 microrregiões, sendo 3 no Mato Grosso e 1 em cada um dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Cada microrregião tem cerca de 10 municípios.

Por outro lado, temos que 29 microrregiões têm grandes áreas de produção de grãos, não necessariamente em grandes propriedades, e apresentam baixa produtividade. Se elevarmos a produtividade desse grupo para o nível médio, o que significa mais que triplicá-la, teremos um aumento de 3,5% na produção total de grãos.

Se, por sua vez, atuarmos prioritariamente nas 62 microrregiões que também têm grandes áreas de produção de grãos (também não necessariamente em grandes propriedades), mas com média produtividade, elevando-a para alta, o que significa aumentá-la em 40-50%, teremos um acréscimo de 10% na produção total de grãos do país.

Os dados aqui rapidamente apresentados são agregados, mas já nos dão um esboço da importância do conhecimento da distribuição espacial da agricultura, base da gestão territorial. Esses cálculos precisam e podem ser feitos e detalhados para cada produto agropecuário e, assim, teremos condições de estabelecer regiões prioritárias de atuação na busca do aumento da produtividade de cada uma delas.

A agricultura é difusa no espaço geográfico e devido à sua distribuição e sua dinâmica, tanto temporal como espacial, a gestão territorial se impõe como instrumento de planejamento, implantação e acompanhamento das políticas públicas e de setores privados do agronegócio. Na agricultura, assim como em outros setores, a gestão territorial requer a capacidade de produzir e interpretar dados, geoestatísticas e mapeamentos, apresentados em estudos, relatórios e sistemas informatizados para o gerenciamento, tendo o espaço geográfico como base e referência.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luiz Antonio de Souza Magno
12/09/2012 08:48:47
Só que o problema estrutural da agricultura Brasileira é totalmente voltada para a produção de grãos, como se o povo comesse essencialmente grãos. Temos de aumentar a produtividade de culturas voltadas para alimentação do povo brasileiro. Temos que nos preucupar em aumentar a produtividade da agricultura familiar, que emprega o maior percentual da mão-de-obra agricola e possui baixos indices de investimentos em pesquisa. quase 90% do investimento em P&D é voltada para a agricultura tipo "Plantation"

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Produção
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada