dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/05/2024            
 
 
    
Agroenergia  
Biodiesel de sebo bovino mantém desempenho de motores
Experimento avalia a adição do combustível de origem animal ao óleo diesel
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
14/06/2010

Com os custos de produção cerca de 30% mais baratos que os similares à base de óleo vegetal, o biodiesel produzido a partir do sebo bovino proporciona mais uma destinação econômica e ambientalmente interessante para um importante resíduo da atividade pecuária no Brasil. Conduzido em São Paulo, pelo centro de engenharia do Instituto Agronômico (IAC), um experimento concluiu que a adição da substância menos poluente ao combustível tradicional não afeta o rendimento dos motores diesel.


 
De acordo com a pesquisadora Ila Maria Corrêa, o trabalho atesta que o uso prolongado da mistura não gera maiores consequências no equipamento, nem altera as características do óleo lubrificante. Durante 600 horas, o motor funcionou com uma proporção de 5% do biodiesel de origem animal acrescentado ao diesel comercial. Realizados num banco dinamométrico, os testes determinavam potência e consumo horário periodicamente.
 
— De modo geral a alternativa é tecnicamente viável e os resultados satisfatórios. Em termos de potência, preserva praticamente o mesmo desempenho mecânico do motor que se obtém com diesel. A análise físico-química do óleo lubrificante não apresentou alterações importantes com relação à viscosidade, diluição, índice de basicidade e ponto de fulgor. A alta concentração de minerais como sódio, ferro e alumínio poderiam sugerir algum nível de desgaste na máquina, mas a inspeção interna não identificou nenhum problema. O depósito de material nos bicos injetores foi semelhante ao causado pelo óleo puro — conta ela.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Juliana Costa
04/12/2016 18:49:22
Incrível, a matriz energética brasileira vem passando por mudanças sucessivas, devido a crise do Petróleo o mundo começou a se preocupar com a possível falta deste combustível. A partir dai a procura por combustíveis renováveis tornou-se uma questão imprescindível à sustentabilidade, bem como, a redução das emissões de Dióxido de Carbono (CO2), tenho estudado sobre a produção de Etanol a partir da mandioca, que assim como sebo bovino muitas vezes não tem 100% de aproveitamento, a água da mandioca muitas vezes descartada além de contaminar o solo, se ingerida por animais pode leva-lo a óbito devido a grande quantidade de ácido cianidríco presente em sua composição, sendo aproveitada para a produção de etanol pode gerar lucros e ajudar o meio ambiente. Parabéns pelas pesquisas ♥

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Biodiesel
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada