dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     08/05/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos    
Novidade em pneus melhora produtividade da lavoura
Nova tecnologia Ultraflex distribui peso da máquina e diminui compactação do solo, além aumentar velocidade e reduzir consumo de combustível em até 15%
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
12/05/2011

O mercado de máquinas agrícolas tem ganhado cada vez mais importância e, por isso, investido em novas tecnologias. Uma delas é a tecnologia Ultraflex, que não está voltada para a máquina, mas para o pneu. Apresentada na Agrishow 2011, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 2 e 6 de maio, a tecnologia, patenteada pela Michelin, traz conceitos como flexibilidade para melhor distribuição do peso e consequente melhor produtividade.

Segundo Antônio Carlos Coller, gerente de marketing e produto da linha agrícola América do Sul da Michelin, essa tecnologia traz, além da menor compactação do solo, o que proporciona melhor rentabilidade para a lavoura, ganhos significativos. Além disso, garante menor resistência ao rolamento, o que permite economizar combustível durante a atividade.

— Essa tecnologia também conta com mais tacos no solo, proporcionando mais tração, o que nos permite andar com velocidade superior e diminui o tempo de trabalho. Além da redução de custos, isso traz um aumento da produtividade agronômica — afirma o gerente de marketing.

Coller diz que, basicamente, a empresa trabalha com a grande flexibilidade dos flancos e resistência da carcaça, permitindo que a área de contato dos pneus seja maior. Isso faz com que o peso do trator e do implemento agrícola seja melhor distribuído no solo, compactando menos. A menor compactação resulta, então, em uma melhor oxigenação da raiz e melhor circulação da água, fazendo com que a lavoura seja melhorada.

— Nossos engenheiros trabalharam no sentido de trazer à essa carcaça uma grande capacidade de flexão, fazendo com que o pneu trabalhe com pressões inferiores. A pressão dentro do pneu é aquela que será transmitida para o solo. Se reduzimos a pressão dentro do pneu, reduzimos a pressão que é refletida no solo — conclui o gerente.
 
Ele acrescenta ainda que a tecnologia garante uma redução de 4% a 15% do consumo do combustível, já que, com a maior área de contato proporcionada pelos tacos, a transferência da potência do motor é otimizada, evitando a patinagem.

— Ao evitar a patinagem, há uma economia de combustível, já que pode-se percorrer maiores distâncias em menor tempo. Menos  combustível também significa menor emissão de CO2 na atmosfera. Isso quer dizer que também temos um sentido ecológico, muito importante hoje em dia — afirma.

De acordo com Coller, a Michelin já disponibiliza a nova tecnologia em pneus para tratores, para pulverizadores e, a partir do segundo semestre, colocará no mercado o novo pneu para colheitadeiras, que transporta 20% mais carga.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Michelin através do número 0800 970 94 00.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada