dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Cogumelo  
Produção de cogumelos comestíveis: investimento simples, mas cultivo delicado
Champinhom, shitake e shimeje, tipos mais cultivados, exigem temperaturas abaixo de 20ºC e umidade do ar acima de 80%
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Juliana Royo
25/03/2010

O mercado de cogumelos comestíveis está em plena expansão no país por diversos motivos, entre eles o boom da comida japonesa em várias cidades. O champinhom francês, velho conhecido dos brasileiros, ainda é o mais consumido e produzido em território nacional, mas o shitake e o shimeje estão ganhando bastante espaço e podem ser uma boa aposta dos produtores. Estes dois cogumelos não exigem grandes investimentos e são fáceis de serem cultivados por pequenos produtores. De um modo geral, um galpão da fazenda pode ser facilmente adequado, precisa garantir apenas a temperatura abaixo dos 20º e a umidade do ar acima de 80%.

—  A maneira mais simples de cultivo do shitake é o uso de toras de eucalipto. Em São Paulo, está sendo muito comum também o cultivo de shitake em blocos de serragem, mas este método exige uma estrutura maior. No caso do shimeje, é possível fazer o cultivo no processo de compostagem curta e também conseguimos a compostagem a vapor, que é um sistema que pode ser montado sem grandes investimentos, mas requer um controle maior de temperatura e de umidade do ar para que haja a frutificação — explica  Eustáquio Souza Dias, professor da Universidade Federal de Lavras.

O manejo do shitake é tão simples que ele pode ser cultivado até em casa, apenas para consumo próprio, desde que se obedeçam as exigências de temperatura e umidade. Segundo o pesquisador, o primeiro passo para o cultivo de shitake é adquirir toras de eucalipto frescas com as cascas completas,. Ele lembra que é preciso observar se as toras estão verdes, ou seja, não podem ter sinal de ressecamento. O produtor deve fazer uma série de furos ao longo da tora e colocar as “sementes” de cogumelo dentro dos furos. Estas “sementes” são o fungo que vai gerar o cogumelo e devem ser compradas em empresas de qualidade. Depois, estes fungos devem ser tapados com uma mistura, que é uma espécie de cera, e ficarem protegidos do sol em um ambiente bem fresco em condições controladas durante toda a etapa de produção. 

"A maneira mais
 simples de cultivo
 do shitake é o uso
 de toras de eucalipto"


 Eustáquio Dias,
 da UFLA

A única limitação da técnica é que as toras devem ficar em descanso durante seis meses para começar a frutificação, um processo demorado. Após os seis meses, o produtor precisa mergulhar as toras de eucalipto durante 12 horas seguidas em água muito fria. Depois é só esperar a frutificação. No entanto, apesar da aparente simplicidade na produção, Eustáquio Dias chama a atenção para a delicadeza do processo.

— Todas as etapas requerem cuidado. Algumas pessoas pensam que podem cultivar cogumelos indo visitar a plantação só nos fins de semana ou feriados, mas é preciso verificar constantemente as condições de temperatura e umidade do ar. Há produtores que perdem tudo porque não cuidam desta etapa, aí as cascas acabam secando e se soltando.  O ponto de colheita também é muito importante, não pode permitir que o cogumelo passe do ponto ideal senão todo o processo é perdido e o tempo de prateleira diminuído — alerta o professor. 

No caso do champinhom, é preciso que o produtor tenha uma infraestrutura maior. Dias explica que este cogumelo depende de um processo de compostagem para se obter o substrato de cultivo, para se fazer a inoculação do composto. Depois é preciso colocar uma camada de cobertura, que normalmente é feita de terra e deixar a plantação descansando em temperatura controlada. Os custos, variam muito de acordo com o local, a estrutura do produtor e a estratégia de produção, mas o champinhom exige mais gastos do que o shitake e o shimeje.

"O mercado de cogu-
 melos comestíveis
 está em plena ex-
 pansão no país por
 diversos motivos, um
 deles é o boom da 
 comida japonesa" 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Maria Jose
07/11/2012 - 14:36
eu estou pensando em cultivar gogumelo na Bahia
mas vou precisar de ajuda ,
se alguem faz isso e pode me da alguma dica como comeco
desde ja eu agradesco

MACIEL SALVIANO DE ALMEIDA
31/01/2015 - 09:35
EU GOSTARIA DE COMEÇAR UMA PLANTAÇAO DE COGUMELOS MAIS NAO TENHO NENHUMA NOÇAO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR DESDE JA EU AGRADEÇO

Sandro Rodrigo Pereira
12/02/2015 - 21:46
Também gostaria de iniciar uma produção de cogumelos no sul do Paraná, onde aparente ter um clima propício. necessito de ajuda para o projeto inicial.

Agradeço desde já

Att.

Sandro

Roberto
27/05/2015 - 20:51
Tenho um Galpão com 2.000 mt2 no interior de sp a 30 minutos da capital. aceito parceria para a produção de alguma atividade.

Anete Miranda
26/03/2017 - 11:08
Pretendo iniciar plantação de cogumelos sou produtora de eucalipto mas quero uma orientação sobre o cultivo de cogumelos em moroes de eucalipto. Espero sua resposta.Atenciosamente Anete Miranda_ Fazenda São Domingos _ Eloi Mendes M G
Meu amail:netmiranda-2012@hotmail.com

Eduardo Pereira
07/09/2017 - 19:23
Conheci o cultivo de cogumelos por meio de parentes portugueses que possuem uma produção no interior do País. Fiquei impressionado com a tecnologia e com as possibilidades. Desde então tenho interesse de entender o mercado e a oportunidade no Brasil. Não sou agricultor, nem tenho experiência com agro-negócio, mas tenho conhecimento de marketing e interesse em investir, especialmente no Estado do RJ. Conto também com a consultoria destes parentes que cultivam cogumelos em Portugal há anos. Se alguém tiver interesse em estudar algum modelo de negócio em conjunto, por favor entre em contato: edufreitasrj@hotmail.com

Kaoê Cancela
05/10/2017 - 22:00
Olá, somos naturais aqui do paraná e temos uma pequena chácara nas proximidades de Campo Magro com um espaço que não está sendo utilizado, tenho hoje duas salas de aproximadamente 50 metro quadrados, procurando na internet, vimos um pouco sobre a cultura fungica e gostaríamos de mais informações, pois temos interesse em cultivar cogumelos.
O que preciso fazer? Quais os primeiros Paços?
Grato Kaoê Cancela.
kaoecancela@gmail.com

Caroline Rocha
09/10/2017 - 12:12
Olá gostaria de começar o cultivo de cogumelos moro na região sul do Paraná e queria muito informações de como devo iniciar essa cultura.

André Portela Gaudencio
23/02/2018 - 16:08
Olá, sou de Curitiba e temos um Galpão em Pinhais de estimados 230m2. quero cultivar cogumelo neste galpão. é posível?
apgaudencio@gmail.com

Deuzenir Gregorio de Souza
25/06/2018 - 18:49
Olá

Eu Deuzenir Gregorio de Souza , trabalhei 15 anos com a Produção de Cogumelos , tivemos inclusive algumas participação no Programa Tv cultura , criamos livros e quadros sobre cogumelos , temos especialidade na cultivação em geral.
aos interessados a começar a cultivar cogumelos estou a disposição a ajuda-los .
para mais informações entre em contato : 11938012411 aguardo Ansioso .

Liani Utz
30/10/2018 - 18:08
Sou do Rio Grande do Sul, tenho interesse em receber informacoes sobre como iniciar a criação de cogumelos.... projeto inicial. Se alguem puder ajudar.... Obrigada.

Will
18/12/2018 - 17:38
Ola sou do Norte do Parana e quero cultivar cogumelos porem nao tenho nenhum conhecimento.
Tenho espaço e dinheiro para iniciar o projeto se alguem puder me auxiliar retribuo com parte do lucro da produção.
Me chame no whats 043 99968 9203
ou Email - Wilgner_01@hotmail.com

Ivana Duarte Pires Oliveira
04/03/2019 - 15:43
Eu estou pensando em cultivar Cogumelo em Bacabal-Ma
Mas gostaria de saber se é viável e como devo proceder. Se já tem algum produtor na região e como faço para cultivar.
Se alguém pode me informar como proceder, pois sou iniciante no assunto.
De já agradeço.

Benedita
28/03/2019 - 13:40
MORRO EM CURITIBA, GOSTARIA DE CULTIVAR COGUMELOS, EXISTE UM CURSO.

Sou marco de Birigui sp
04/05/2019 - 08:59
Gostaria de iniciar .o curso do plantio e cultivo do cocumelo,,,,vcs podem me ajudar?

Emilia Noriko Takahashi
01/07/2019 - 11:07
Prezados,
Resido em Noroeste de Mg em Paracatu, uma região quente, mas gostaria de cultivar Cogumelo e gostaria de orientações para que isso aconteça, mas também as informações sobre o valor de investimento e é bem aceito no mercado?
Desde já agradeço.
Att.,
Emilia Noriko Takahashi
(38) 99943-5334
E-mail: emiliant13@gmail.com

Eduardo Fanucchi
21/08/2019 - 11:30
Bom dia

Quero saber como começar o cultivo de Cogumelo em Mairiporã SP. Tenho um local de 120 mts quadrados fechado . Quero saber se vcs tem como me passar informações de como proceder ou onde encontar tais informações.
desde já muito obrigado

juliana Higa
24/08/2019 - 19:16
Olá. Sou produtora de cogumelos e estou colocando minhas estufas a venda. Passo todo o conhecimento da produçao com a compra das estufas. entre em contato 11-40363624 ou 11 966700463

Janice Luiza felix
08/11/2019 - 20:20
Quero iniciar cultivo de cogumelo como conseguir ajuda nesse processo de conhecimento

celsotembe
11/12/2019 - 08:21
boa tarde sou Mocambicano residente na Matola necessito de cultivar cogumelos, preciso de ajuda de como comecar. meu email e celsoadelinotembe@gmail.com.

Carolina Araújo
05/01/2020 - 16:47
boa tarde! gostaria de iniciar o cultivo de cogumelos comestíveis , preciso de ajuda para começar ... contato email : jacksonaraujo123@hotmail.com

Marcos Mattei Santos
28/01/2020 - 14:36
Gostaria de maiores informações, estou para iniciar alguns projetos e o cultivo de cogumelos me chamou muito atenção, temos propriedade rural e queremos fazer um empreendimento familiar diversificado.

meu contato: matteisantos@hotmail.com

Miriam G. Gil
23/06/2020 - 14:37
Tenho muito interesse em iniciar o cultivo de cogumelos.

Gostaria de saber se há alguém nas imediações de Sorocaba, para contato, troca de experiência e quem sabe um futuro negócio

Meu contato: miriam@aasp.org.br

Alex
30/06/2020 - 23:47
Tenho muito interesse em iniciar o cultivo de cogumelos.

Gostaria de saber se há alguém nas imediações de uberlandia, para contato, troca de experiência e quem sabe um futuro negócio

alexgcintra.ag96@gmail.com

Abreu Raíl
04/02/2022 - 06:51
Bem, eu sou de Angola e gostaria não só produzir,mas receber uma formação online, se possível for... Obrigado.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
25 comentários

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada