dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     13/12/2018            
 
 
    
Fungos      
Impacto do Sistema de Plantio Direto na Diversidade de Espécies de Fungos Micorrízicos Arbusculares Nativos em Solo de Cerrado
Fungos Micorrízicos Arbusculares fazem raiz absorver mais nutrientes do solo, alcançando, inclusive, o Fósforo
Baixe o PDF Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Rosália Silva
09/08/2009

Os fungos micorrízicos arbusculares ocorrem naturalmente nos solos e formam uma associação simbiótica com as raízes. Essa relação, denominada micorriza, é feita entre os dois organismos vivos e de espécies diferentes, sendo vantajosa para ambos, pois, nesse caso, aumenta a capacidade de absorção de nutrientes pelas plantas.

O fungo vira uma extensão, uma continuidade das raízes. Juntos eles absorvem nutrientes de um volume maior de solo, o que é importante para alcançar, por exemplo, o Fósforo.

Para áreas de Cerrado, em que os solos são ácidos e de baixa fertilidade, a Embrapa desenvolve pesquisas para aumentar a diversidade destes fungos na região.

Os pesquisadores Jeanne Christine Claessen de Miranda e Leo Nobre de Miranda, da Embrapa Cerrados, estudam qual o impacto do Sistema de Plantio Direto na diversidades destes fungos nativos do bioma. O Plantio Direto proporciona impactos ambientais mínimos e a preservação dos recursos naturais, aumentando o teor de matéria orgânica e da atividade biológica no solo. 

Entre as conclusões apresentadas, estão a de que as culturas e essas nos sistemas de rotação de culturas e de produção são os fatores mais importantes e determinantes na incidência no número de espécies e de esporos e na qualitativa (espécies) de fungos micorrízicos arbusculares no solo. 

Com a ausência de revolvimento do solo no plantio direto, o sistema micorrízico é preservado. Ainda segundo a pesquisa, o micélio externo no solo, desenvolvido durante o cultivo anterior, favorece a colonização radicular mais rápida das plantas no cultivo subsequente. Nesse processo, o solo consegue armazenar mais carbono. Consulte a pesquisa no arquivo em anexo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fungos
Palavras-chave

 
13/12/2018
IV Simpósio de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta do Estado de São Paulo
Brotas e Piracicaba - SP
14/12/2018
Treinamento sobre a Importância Atual dos Nematoides do Milho no Brasil
Piracicaba - SP
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
21/01/2019
31ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão
Piracicaba - SP
08/02/2019
Oficina de Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - Drones) Para a Agricultura
Formosa - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada