dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Caprinos  
Criação de caprinos a pasto reduz 50% dos custos de produção
Pesquisa conduzida pela Unesp verifica vantagens e desvantagens entre confinamento e pastejo
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Nivea Schunk
22/01/2010

A pesquisa comparativa entre os sistemas de produção de caprinos de leite e carne em pasto e confinamento, conduzida pelo professor Heraldo César Gonçalves, da Faculdade de Medicina, Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) concluiu que a manutenção dos animais soltos pode reduzir os custos do produtor em mais da metade.

Mesmo com a garantia do aumento produtivo de 60% no sistema intensivo, é preciso  considerar que os gastos com alimentação do rebanho correspondem a maior a parte das despesas na caprinocultura. Objeto da tese de doutorado da zootecnista Luciana Rodrigues, as conclusões do trabalho podem auxiliar os produtores a discernir sobre o melhor modo de criação, contemplando os pontos positivos e negativos de ambos.

O objetivo científico do estudo era conhecer o potencial dos cruzamentos entre os grupos raciais, a utilização do método de pastejo de lotação rotacionada na produção e composição do leite de cabra, além do desempenho e características de carcaça e da carne dos cabritos.

Os experimentos foram realizados na Fazenda Lageado, em Botucatu, São Paulo, numa área de 0,7 hectares divididos em dez piquetes com acesso a sombra. Foram 30 cabras da raça alpina e 30 cabras mestiças (boer e alpina), testadas em pasto tanto em regime de suplementação concentrada quanto de suplementação apenas mineral. Com relação à carne, observamos 78 cabritos das raças alpina, boer, angunubiana e mestiços separados em dois sistemas de terminação — explica Luciana.

"A carne dos animais
em sistema de pastejo
apresenta menor por-
centagem de gordura" 

 

Luciana Rodrigues

Os resultados revelaram que para obter mais leite e maior persistência de lactação, as cabras alpinas devem receber alimentação concentrada. Já as mestiças alcançam produção semelhante e dispensam o tratamento diferenciado. O desempenho dos cabritos foi satisfatório e semelhante entre os grupos

A média de ganho de peso dos machos ficou em torno de 93 gramas por dia. O rendimento de carcaça em pasto apresentou uma média de 43a 44% e maior porcentagem de corte em relação aos animais confinados. —  revela.

Outro aspecto importante é que a carne dos animais em sistema de pastejo apresenta menor porcentagem de gordura e maiores quantidades de ácidos graxos poliinsaturados, de grande importância para a saúde humana.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
getulio edvan dos santos soares
04/03/2014 - 22:35
estamos querendo criar cabras e gostaria de receber mais informaçoes

MAURICIO ANTONIO CONEGLIAN - DUATINA-SP
10/11/2014 - 15:57
JÁ FUI CRIADOR!
ESTOU QUERENDO VOLTAR A CRIAR!
NECESSITO DE MAIS INFORMAÇÕES!

MAURICIOCONEGLIAN@AONET.COM.BR

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Pecuária
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada