dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/05/2019            
 
 
    
Manejo Pecuário  
Rota do Mel gera renda a agricultores familiares no semiárido
Iniciativa coordenada pelo Ministério da Integração profissionaliza e estrutura atividade para incentivar e ampliar produção
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ministério da Integração Nacional
24/12/2018

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), apoia a profissionalização e estruturação do trabalho de pequenos agricultores que estão produzindo mel em municípios no semiárido do país. Graças ao incentivo, o produto dessas regiões ganhou posição de destaque nos mercados interno e externo. O programa Rotas da Integração Nacional, executado pela Pasta desde 2011, atua no fortalecimento da Rota do Mel e de outras cadeias produtivas locais, oferecendo apoio técnico e financeiro para capacitação, construção de polos e entrega de kits a produtores familiares.

A apicultura é uma alternativa importante para a diversificação da atividade econômica nas regiões que sofrem com a estiagem, pois requer baixo investimento de implantação e garante rápido retorno financeiro. Muitas das famílias atendidas pelo programa já criavam abelhas e produziam mel, mas sem os equipamentos e as técnicas adequadas. Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf, Alex Demier, a apicultura é uma das poucas atividades que gera renda durante o período de estiagem. "É uma área que sente pouco os efeitos da seca. Por isso a Rota do Mel é fundamental para organizar a cadeia produtiva, unir os atores e promover ações conjuntas", explica Demier.

Um exemplo a ser destacado é a Rota do Mel em Minas Gerais. Em parceira com a Codevasf, foram implementadas ações em 54 municípios mineiros com investimentos de mais de R$ 6 milhões nos últimos anos. Cerca de 1.400 apicultores da região foram contemplados pelas ações e produzem, atualmente, de 800 a mil toneladas de mel por ano.

É na região semiárida mineira que é produzido o mel de aroeira, que possui características únicas e medicinais. "Esse mel é produzido apenas nessa região durante a florada da aroeira, que acontece no período da seca e dura apenas uns 45 dias por ano. Ele atua contra a bactéria H. pylori, que causa gastrite e úlcera. Esse mel não tinha muito valor econômico devido à sua cor escura, mas a partir dos estudos que descobriram suas ações medicinais ficou muito valorizado e ganhou destaque no comércio", complementa Alex Demier.

Os kits distribuídos a produtores familiares são compostos por colmeias, melgueiras, suporte, cera, equipamentos de proteção individual, carretilha manual, formão e fumigador. O treinamento envolve noções teóricas e práticas sobre a anatomia e biologia das abelhas, floradas apícolas, instalação de apiários, métodos de povoamento e de manejo das colmeias, uso dos materiais necessários, controle fitossanitário e a relação das abelhas com o meio ambiente, dentre outros temas. Os investimentos também englobam a construção de várias Unidades de Extração de Produtos da Abelha e de Beneficiamento de Mel em diversos municípios.

Rotas da Integração Nacional

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, o programa contribui com a inclusão e integração econômica de regiões menos desenvolvidas do País aos mercados nacionais de produção, consumo e investimento, a partir da formação de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Além de beneficiar o setor produtivo de mel, o programa incentiva outros segmentos: cordeiro, peixe, leite, açaí, fruticultura, entre outros.

As Rotas também dão suporte a ações associadas à infraestrutura (energia, transportes etc.), mecanismos de financiamento (Fundos regionais e incentivos fiscais) e ao fortalecimento de capital social (capacitação).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Apicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada