dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/11/2025            
 
 
    
Leite      
Balde Cheio eleva a produtividade de leite em até 15 vezes
Projeto da Embrapa Pecuária Sudeste já está em mais de 20 Estados brasileiros
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
18/02/2010

No final da década de 1990, o baixo desempenho econômico nas pequenas propriedades leiteiras do país inspirou a elaboração de um projeto de transferência tecnológica para atender esses pecuaristas. Coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste, o “Balde Cheio”, inicialmente implantado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, hoje já está beneficiando cerca de quatro mil famílias e aumentando a renda em 21 Estados da federação.

De acordo com o pesquisador responsável, Artur Chinelato de Camargo, o treinamento completo para o projeto leva pelo menos três anos. O tempo é imprescindível para o surgimento dos entraves e soluções necessárias à adaptação prática do processo de gerenciamento desses rebanhos.   

— Durante uma palestra no município de Quatis (RJ) um produtor me questionou sobre a ineficácia dessas reuniões. Ele afirmou que não adiantava dizer a eles que era possível ganhar dinheiro se não estávamos dispostos a ensinar o caminho no dia-a-dia. Então, a inspiração para o programa surgiu com a constatação da necessidade de reunir pesquisadores, extensionistas e produtores, criando salas de aula nas próprias fazendas — conta ele.

O sistema se desenvolveu a partir de parcerias com instituições de extensão rural, que viabilizaram a reciclagem dos técnicos conduzida pelos pesquisadores da Embrapa nas condições precárias da atividade em diversas localidades do Brasil. O produtor aprende desde o manejo correto das tecnologias até os conceitos básicos de contabilidade e sustentabilidade.

A introdução de práticas de irrigação, manejo intensivo de pastagens e cana-de-açúcar nas entressafras, tem potencializado a produtividade de 10 a 15 vezes em quatro anos. Com o “Balde Cheio”, a produção por hectare ao ano chega perto de 20 mil litros de leite.

Além dos benefícios mercadológicos da iniciativa, a revitalização do segmento significa o restabelecimento social de diversas famílias no campo, evitando a marginalização decorrente do êxodo rural nos grandes centros urbanos.

O “Balde Cheio” faz
 a produção por hec-
tare ao ano chegar
perto de 20 mil litros
de leite

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Pecuária Leiteira
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada